Por
Liandra Langa
Hoje vamos falar da identidade mas antes vamos dar um conceito de identidade para melhor compreensão.
Identidade é qualidade de idêntico . É o reconhecimento do que é. É o conjunto de caracteres particulares que identificam a pessoa como nome, data de nascimento, sexo, filiação impressão digital, etc .
Será que você se conhece?
Sabe porquê nasceu?
Você sabia que nasceu para responder um problema específico existente no mundo🤔? Não?
No livro de Atos dos Apóstolos, 1:1 afirma "fiz o primeiro tratado, ó Teófilo, acerca de tudo quanto Jesus começou a fazer e ensinar". Este versículo diz respeito a vida e o ministério de Jesus. Ele revela uma órdem clara, o fazer e o ensinar.
Falando de Jesus Cristo em particular compreendemos que não apenas realizou actos de bondade e milagres mas ele viveu de acordo com a sua essência divina e foi apartir de quem ele era que as suas acções e ensinamentos ganharam sentido e autoridade.
Antes de fazermos qualquer coisa, precisamos estar alinhados com a nossa identidade 🪪 em Cristo Jesus. Contudo é necessário ser transformado por ele.
SER
2 Coríntios 5:17 se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.
Ao compreendermos quem somos em Deus as nossas atitudes, palavras e ensinamentos mudam e espelham essa nova realidade. E tudo o que está intimamente ligado a nós irá refletir a imagem de Cristo.
FAZER
Depois de ser, vem o fazer. As nossas acções são a expressão do que está dentro de nós. Os milagres e curas que Jesus realizava não tinha como propósito a sua exaltação mas era uma expressão de amor e do poder do Pai. E se você é uma nova criatura aquilo que faz deve ser uma manifestação da sua vida com Deus. Portanto, as suas acções devem espelhar claramente a pessoa de Jesus.
ENSINAR
A palavra diz nos que Jesus não apenas fez mas também ensinou. Jesus ensinou com autoridade pois vivia o que pregava. Ao ensinarmos as pessoas precisamos transmitir aquilo que vivemos. O ensino não pode ser apenas teórico mas também prático. As nossas acções devem ser inspiradas pela nossa identidade 🪪 em Cristo Jesus.
Ainda no que refere a identidade, a palavra de Deus no livro de Jeremias, 1:5 assim diz: antes que eu te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da madre te santifiquei, ás nações te dei por profeta.
Diga me quem tu és?
Ė muito fácil dizer quem é outra pessoa pelas suas características ou pela maneira como se apresenta. Já ouvi nos bastidores da vida pessoas dizendo quem sou eu ☺️, atribuindo características que eu própria desconheço, porquê? Porque é fácil definir ou julgar uma pessoa mas difícil é dizer quem é você mesmo.
Mais uma vez, será que você se conhece? Ou conhece a sua identidade em Cristo Jesus?
A sua identidade
determina quem é você, o que envolve muitos aspectos da sua vida além de ser, fazer e ensinar como antes haviamos referido, mas também da forma de agir, de pensar, de andar, de vestir, seus gostos pessoais, etc. No entanto, ter a
certeza de quem você é, é fundamental para não perder foco durante a caminhada.
A Bíblia no livro de 1 Coríntios,
6:19-20 relata que "não pertencemos a nós mesmos, pois fomos comprados por um alto preço
e com isso devemos honrar a Deus através dele, o que começa com a nossa
identidade".
Amado Leitor, se você é filho de Deus foi chamado para influenciar as pessoas na prática do bem e não ser influenciado pelo Mundo. Hoje assistimos cenários de pessoas que entraram no evangelho o que quer dizer que fazem parte de uma igreja, são assíduas na igreja, são ofertantes e dizimistas na obra, estão lá para garantir o cumprimento de todos os programas semanais, mensais e anuais da igreja mas os seus comportamentos são os mesmos que antes de conhecer a Deus, na igreja são uma coisa mas fora da igreja são outra coisa. O que quer dizer que elas entraram no evangelho mas o evangelho não entrou nelas. O que significa que o povo saiu do Egipto mas o Egipto não saiu do povo. Muitos começaram a sua caminhada espiritual porém não conseguem se manter na mesma identidade até ao final, porquê? Preste atenção:
Á medida
que o tempo passa, o mundo vai mudando e as prioridades de cada um vão alterando
segundo a trajectória do Mundo no qual vivemos. A Bíblia fala-nos de Daniel, teve motivos para
mudar mas ele não mudou. Daniel manteve firme a sua identidade como servo de
Deus mas estava no meio de uma sociedade corrompida, que eram idólatras, havia
muita sensualidade de mulheres, havia muita riqueza ilícita mas ele não se corrompeu
(Leia Daniel, 1:8, 6:4-5).
Qual
é a sua identidade ?
Quando assumimos nossa identidade como filhos de Deus tudo muda, se transforma. Olha só pelo facto de aceitar a Jesus como Senhor e Salvador a sua vida se transforma. A nossa transformação nos torna em versões aprimorados de nosso velho eu. Nos tornamos algo completamente diferente: uma nova criação. Isso significa que não estamos mais ligados aos erros do nosso passado. Não precisamos mais carregar a culpa e a vergonha de ofensas passadas. Não somos mais escravos de velhos hábitos.
AOS OLHOS de Deus fomos justificados.
Já
estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a
vida que agora vivo na carne , vivo-a na fé no filho de Deus, o qual me amou, e
se entregou a si mesmo por mim (Gálatas, 2:20).
Eu me sinto uma nova criatura, as coisas velhas já passaram eis que tudo se fez novo. Antes de conhecer a Jesus me sentia sozinha ainda que estivesse cercada de muitas pessoas.
Amado leitor, o mundo nos dá muita coisa aparentemente boa como internet, balada, curtição, drogas, bebidas alcoólicas, dinheiro 💰 fácil através da venda do próprio corpo mas nos castiga porque nos tornamos escravos dos nossos próprios desejos, a tendência é buscar cada vez mais. Mais dinheiro, mais sexo, mais bebida, mais mulheres, mais homens, mais comida, mais e mais mas não nos sentimos completos, o corpo sempre quer mais.
Hoje você tem uma oportunidade de mudar de vida, de
ser chamado de filho de Deus vivo. Aceite a Jesus como Senhor
e Salvador da sua vida. Em João 1:12
a palavra assim diz: “mas a todos que o receberam, aos que crêem
no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus”. Ė uma honra ser considerado filho de
Deus.
Eu
sou a videira verdadeira; vois sois as varas. Quem permanece em mim e eu nele,
esse da muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer ( João 15:5).
Faça uma oração sincera:
·
Peça ao Senhor para que
te revele a sua identidade;
·
Fale sobre as suas imperfeições
e peça a ele para que lhe dê um novo coração;
Diga SENHOR guia-me na tua verdade, e ensina-me; pois tu és o Deus da minha salvação; por ti espero o dia todo. Amém 🙏
Dia abençoado por Deus
Liandra Langa
langa.liandra@gmail.com
A Alegria de Viver ❤️
Gostei do Texto.
ResponderExcluirMuito Obrigada pelo seu comentário.
Excluir