quarta-feira, 15 de abril de 2020

Covid 19 e a Pobreza em África. Estudo de caso de Moçambique

Devido a pandemia de Covid 19 o Mundo parou. Os números subindo a cada dia e o sentimento de medo, incerteza e dor toma conta das pessoas.
Em África, especialmente em Moçambique que a maior parte da população é pobre e nao dispõe de valores monetários para suportar dispesas diarias a situação é muito complexa. O povo mocambicano chora que ao invez de morrer de Covid 19 irá morrer de fome. As pessoas saem as ruas sem máscara de protecção e não obedecem o distanciamento social de um metro e meio.

Já imaginou o que é ficar em quarentena 30 dias sem sair de casa?

Quero aqui trazer um cenário da vida real em Moçambique: A Senhora Amélia é uma vendedeira do mercado informal de Xiquelene em Maputo. Ela vai ao mercado sem máscara e sem nenhuma protecção. Olhando para a sua banca  improvisada é possivel ver os produtos da primeira necessidade organizadas num saco nomeadamente: tomate, cebola, couve e alface. Olhando para a situação em que ela se encontra põe em risco a sua saúde e das pessoa que vão comprar os mesmos. Questionada sobre o Covid 19 ela responde sorrindo: "eu sei que estou em risco mas em casa seria pior porque não tenho comida para dar os meus filhos". Este é o triste cenário que se vive em África.

O Povo clama a Deus dia pós dia para que lhes livre da Pandemia porque devido a pobreza não suportaria se os números subissem.

Diante a este cenário dramático o que aconselhas ao povo Africano?  Quarentena em casa com panelas vazias ou expõem-se a situação de risco para ganhar a vida?

Deixe o seu comentário

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EU DISSE SIM, ATÉ QUE A MORTE NOS SEPARE

Portanto deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-á à sua mulher, e serão uma só carne.  E ambos estavam nus, o homem e sua mulher; ...