Você tem Medo?
De certeza você já ouviu várias vezes a falar-se de medo e suas consequências na vida de um ser humano.
Afinal o que é Medo?
Medo é um estado emocional que surge em resposta a consciência perante uma situação de eventual perigo.
A resposta anterior ao medo é ansiedade. Sentimento desagradável de terror por evento antecipado.
Na vida, as vezes nos deparamos com situações estressantes e complexas que nos levam a sentir medo.
Eu já senti muito medo e pensei que fosse o fim. Senti medo de seguir em frente e de enfrentar o futuro. Preste bastante atenção ao que vou relatar agora:
Tudo começou quando perdi minha irmã mais velha da qual gostava muito, a mana Edith ❤️. Ela era a minha fonte de inspiração pela sua coragem e bravura. Ela era bastante forte e acima de tudo ousada e humilde. A sabedoria que ela tinha na resolução de conflitos era invejável e a força que carregava para enfrentar as adversidades da vida fazia com que a admirasse ainda mais .
Ela sempre se comportou como uma mãe para mim e nunca mostrou-se competidora pois ela percebia que a minha vitória 🏅 era dela também. Por isso que dava-me força em tudo o que fazia principalmente na formação profissional pois considerava o caminho certo para singrar na vida, posso até dizer que as vezes me deixava numa zona de conforto devido ao excesso de mimos.
Era uma daquelas irmãs que nos sentimos a vontades para dizer o que pensamos e sentimos sem medo de represálias ou de ser incompreendidos. Na verdade não era necessário buscar palavras certas para falar porque quando existe amor entre as pessoas nada machuca mas é possível haver uma comunicação saudável mediante a situações desafiadoras. Contudo fiquei tão aconchegada que pensei que ela estaria sempre em altura para me levantar diante as quedas e adversidades da vida, mas de repente tudo mudou, a festa acabou e ficou apenas uma realidade dura e crua.
"...Era um dia como tantos outros, acordei fiz os meus trabalhos de casa, quando o celular tocou e eu atendi. Era um número desconhecido e perguntou se estava bem eu disse sim e com uma voz trémula disse" A sua irmã Edith ❤️ perdeu a vida", fiquei alguns segundos a tentar perceber se teria ouvido bem. A pessoa do outro lado da linha explicou que houve um acidente de carro e ela teria perdido a vida no local. Tentei fazer mais perguntas para entender e a linha caiu. Consenti e continuei com os meus trabalhos normais, eu não queria acreditar mas era mesmo verdade. Quando saí para fora vi pessoas entrando em nossa casa para dar condolências, minha mãe chorando, meus irmãos preocupados. Eu ganhei uma força tal que não sei de onde vinha para acalmar a minha mãe que estava inconsolável. Porquê? Porque ainda não acreditava no que havia acontecido. Preste atenção num aspecto que acabei de mencionar. Todos estavam agitados, angustiados e inconformados com a situação e eu ainda bem calma. Sabe porquê? Porque era antes da ficha cair, eu não acreditava que era verdade eu não tinha aceite a situação como verdadeira. Para mim havia um erro na informação dada e a qualquer momento ela iria ligar para desmentir tudo. Ela ligaria para dizer que não passa de mera especulação ou talvez alguém teria confundido. Ehhhhhh o coração ❤️ dizia calma vai ficar tudo bem, ela de certeza vai ligar para si e dizer que era uma pegadinha sei lá. E olha que cada minuto ficava na expectativa de receber uma informação diferente. E enquanto não aceitava a informação como verdadeira eu estava bem tranquila.
Dias depois preparou-se o funeral e chegado momento do velório a ficha caiu, todos os sentimentos como: medo, raiva, a angústia e ansiedade tomaram conta de mim. Chorei tanto 😭 e ao ver o caixão as expectativas de poder receber a chamada desapareceram e a dor tomou conta de mim. Senti uma Angústia que nunca antes tinha sentido em toda minha vida. Eu estava inconsolável, algumas pessoas ficaram preocupadas porque a pessoa que parecia muito forte tinha se tornado bastante frágil. Aquele momento em que o caixão descia a cova todas as expectativas ficavam para trás.
Quando chegou a noite não conseguia dormir porque várias coisas vinham a consciência. Foi daí que surgiu o sentimento de insegurança em relação a própria vida. Percebi que a vida afinal é como um sopro. Tinha assim chegado o fim da vida para minha irmã.
E agora? Como continuaria a vida sem ela? Tudo dependia de mim. Me manter fechada por toda a vida ou então aceitar a situação e seguir em frente..."
A bíblia Sagrada no livro de Romanos 12:12 afirma que alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração;
Contudo o único consolo que havia restado era crer nas promessas do Senhor que num dado momento haveria ressurreição dos mortos. Daí que aprendi a orar e a buscar respostas em Deus, ele disse filha não temas, vai ficar tudo bem e me levou a meditar no livro de Isaías 41:10. "não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça".
Entenda que há uma razão para todas as coisas acontecerem. O livro de Eclesiastes 3:1 assim diz: Tudo tem a sua ocasião própria, e há tempo para todo propósito debaixo do céu. 2. Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou;
Havia chegado o tempo da minha irmã partir e precisava aceitar e continuar acreditando nas promessas de Deus para a minha vida. Eu precisava me levantar, tomar a responsabilidade e sair da zona de Conforto.
Querido leitor, espero que você tenha acompanhado atentamente a situação que acabei de relatar. O medo só toma conta de si quando mentaliza a situação, portanto é uma aceitação mental.
Muitas pessoas procuram-me desesperadas porque não conseguem controlar a si próprias porque tem medo do futuro, medo do escuro, de baratas e demais situações. Hoje quero através deste artigo mostrar que o medo não existe. Você próprio cria o medo, mas é possível se libertar.
A palavra no livro de Filipenses 4:6 diz: Não andeis ansiosos por coisa alguma; antes em tudo sejam os vossos pedidos conhecidos diante de Deus pela oração e súplica com ações de graças;
Alguém um dia disse "se as pessoas não sentissem medo, não viveriam por muito tempo". Mas eu digo que não é verdade, se as pessoas não sentissem medo viveriam por muito tempo sim. Porque é o medo do futuro que faz com que as pessoas cometam suicídio. É a vergonha que faz com que as pessoas se afastem das outras. É o medo de julgamento que tem feito as pessoas cometeram os piores erros das suas vidas.
Não temas, acredite que tudo tem um fim. A dor passa, se está doente pode receber a cura, se está sem trabalho um dia pode conseguir um novo trabalho. Se o seu casamento chegou ao final acredite que pode ser uma oportunidade para você ser transformado e receber um casamento abençoado.
É importante que creia que Deus existe e toma conta das nossas ansiedades e preocupações. Leia Mateus 11:28. Vinde a mim, todos os que estai cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. 29. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas. 30. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo e leve.
Jesus chama os cansados e oprimidos para lhes aliviar. Os seus problemas foram permitidos por ele para que você o conheça. Você é o fruto do pensamento de Deus, ele te formou para um propósito específico. Pensamentos tem o Senhor de nós são pensamentos de paz e não de mal para nós dar um futuro esperado. Leia Jeremias 29:11. Pois eu bem sei os planos que estou projetando para vós, diz o Senhor; planos de paz, e não de mal, para vos dar um futuro e uma esperança.
Contudo é importante que você aceite os seus medos. A aceitação mental é fundamental para qualquer coisa nas nossas vidas.
Cultive pensamentos positivos, isso vai fazer com que você viva feliz e em paz consigo mesmo. Mude os seus pensamentos. A bíblia no livro de Romanos 12:2 fala: e não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. Aceite transformar os pensamentos negativos em positivos, você pode vencer mas depende de si e de como passa a olhar para todas as situações em sua vida.
Ressalte as suas vitórias, sempre que acontece algo negativo na sua vida, lembre se daquilo que deu certo, por exemplo: o dia da sua graduação, quando teve o primeiro filho, quando foi aplaudido por ter vencido aquele jogo...Isso ativa o seu cérebro e faz com que se sinta bem.
Aceite que errar faz parte do crescimento.
Tenha um objectivo e corra atrás, muitas vezes vivemos sem metas e objectivos concretos para as nossas vidas. Coloque metas tangíveis para a sua vida. Por mais que dê errado não se concentre no que deu errado.Acredite na sua capacidade, você é importante para Deus. Por mais que as pessoas não acreditem em si ele acredita e tenha fê. Você nasceu para vencer.
Vença o medo e viva feliz.
Liandra Langa
https://liandralanga.blogspot.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário