quinta-feira, 18 de outubro de 2012

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

UMA HISTÓRIA DE AMOR NUMA ILHA


 POR LIANDRA LANGA


O amor numa Ilha 🏝️

De repente a Rosinha ouviu alguém cantando doutro lado da sua residência e ficou surpresa mas interessada em saber quem seria a pessoa que cantava uma música Romântica de Leandro & Leonardo com o título mordida na maçã. A voz era tão linda e suave que dava gosto em ouvir. Ela se dirigiu ao portão espreitando. Afinal havia lá um Jovem chamado Jonas que tentava chamar sua atenção. 

Quando ela saiu para fora, o Jonas continuou cantando e olhando para os seus lindos olhos afinal a música era mesmo para ela já que era a única que estava em casa. Jonas, um rapaz alto com corpo sarado, olhos castanhos, pele negra, lindo e bastante atraente era apaixonado pela Rosinha e desejava que fosse sua namorada e a forma mais romântica que encontrou para chamar sua atenção foi através da serenata. 

A Rosinha era uma Jovem simpática e maravilhosa, pele negra, linda, de cabelo crespo, olhos castanhos, corpo típico para Mulheres africanas, era notória a presença de curvas bem desenhadas ao vê-la. Trazia calças pretas e uma blusa cor de rosa, olhava para ele emocionada  sem saber o que falar. Ela pensava consigo mesma quem seria esse jovem ousado e corajoso a ponto de fazer uma serenata em frente a minha casa!

Rosinha: Ai meu Deus, quem é você e o que quer aqui na minha casa, você não sabe que isso é proibido 🔕? E se estivesse aqui o meu Pai? Ele é chato você sabe? 

Jonas: Oi mulher, você é a criatura mais linda da face da terra, será minha musa? Estou procurando a minha metade da laranja, será que encontrei?

A Rosinha ficou bastante emocionada, e olhando para o Jonas todo charmoso com umas calças  Jeans azuis 👖 e uma camiseta branca 👕 que ficava muito bem em seu corpo malhado.

Capítulo I

..."Vamos sair daqui antes que alguém nos veja e desconfie", disse Rosinha enquanto segurava na mão do Jonas sem graça.  Ambos entre olharam-se ainda meio tímidos, mas saíram daquele lugar sorrindo para o outro lado da rua conversando tranquilamente. A conversa foi tão interessante que acabaram ficando um com o contacto do outro para conversarem sempre que possível.

Desde aquele dia ficaram amigos, Jonas era tão educado que formava um par perfeito com a Rosinha que também era uma jovem bastante educada e inteligente. Ambos tinham tudo em comum. Jonas gostava muito de ler e escrever e também era um Rapaz de poucas amizades, mas concentrado em seu trabalho e nos negócios do seu pai. Rosinha também era bastante reservada e com poucas amigas devido a sua natureza não era fácil encontrar pessoas que se adequassem ao seu perfil naquela idade.
 
O Jonas apesar de ser Jovem cresceu numa sociedade corrompida mas não se deixava contaminar com os costumes da época como  baladas, bebedeiras, prostituição e consumo de drogas, por isso que o seu perfil se encaixava perfeitamente no da Rosinha. Foi por essa razão que ele interessou -se por ela e daria tudo para que ela fosse sua namorada e provavelmente sua esposa se ela quisesse. Eles eram um tipo de Jovens que quase todos na ilha torciam para que fossem parceiros. O que faltava para que iniciasse o namoro? A resposta da Rosinha, porque de tão atraente que era o Jonas, ela não acreditava que ele realmente estava interessado nela e por conta disso ainda estava estudando o território se não estava ocupado. Portanto, combinou com o Jonas que inicialmente fossem amigos para que se conhecessem melhor. 

Quem é Jonas

Jonas é filho mais velho de um empresário chamado Ferreira da Costa proprietário de uma renomada empresa de Construção Civil chamada Ferreira da Costa (FCC Lda) em Moçambique, na Região Sul. O seu Pai tem quatro filhos com a Engenheira Sofia Andrade da Costa ambos Moçambicanos. Por serem influentes a nível nacional sempre tiveram uma vida luxuosa e sempre investiram na educação dos filhos fora do País. Jonas havia feito nível médio na vizinha África do Sul e a Faculdade em Londres. Por ser filho do empresário havia feito o Curso de Gestão de Empresas.

Depois dos 4 anos de formação fora do País ele volta a casa dos seus pais em Moçambique para o início da sua carreira profissional. Já que tinham ganho algumas obras na ilha 🏝️ por um tempo indeterminado, o Pai do Jonas preferiu fazer uma residência onde poderia facilmente controlar os seus trabalhos porque o pagamento de renda para alojamento já não era sustentável. 

Terminada a construção da sua casa, condomínio para trabalhadores e escritório, o Pai de Jonas optou em mandá-lo para ilha por forma a garantir que os trabalhos corram bem mesmo na sua ausência pois não era fácil para ele garantir o controle de todas as obras na cidade e na ilha. Contudo, o Jonas seria o gestor da empresa do Paí enquanto estivesse na ilha. Poucas pessoas o conheciam  mas devido a fama do Pai naquela ilha ele também acabou se tornando famoso. Jonas era muito reservado por isso tinha poucos amigos. Ficou alguns meses trabalhando naquela ilha 🏝️ sem namorada nem amigas. Várias moças tentaram se oferecer desde as trabalhadoras da empresa até às vizinhas do Bairro mas ele nunca deu espaço para nenhuma. Mas havia uma moça que era pouco conhecida na ilha mas muito famosa na faculdade devido a sua inteligência. Jonas era amigo do Filiphe, docente da faculdade de Engenharia onde a Rosinha estudava. 

Liphe era amigo da infância do Jonas quando viviam na cidade de Maputo. Ele formou-se como Professor e agora dava aulas na faculdade localizada no interior da ilha. Liphe sempre teve uma admiração pela família da Rosinha e nas suas conversas com seu amigo Jonas sempre deixava escapar algumas qualidades da jovem. O que fez com que Jonas ficasse interessado nela.

Jonas iniciou uma pesquisa sobre Rosinha e procurou um momento ideal para actuar. Ficou sabendo que os Pais da Rosinha tinham uma empresa na cidade de Maputo e de quando em vez saíam para cuidarem dos seus negócios e a Rosinha ficava apenas com os empregados. No entanto, alguém da sua confiança teria informado ao Jonas que naquele final de semana os Pais da Rosinha estariam ausentes e era tempo certo para conhecer a moça. Foi quando O Jonas organizou a serenata e foi ao encontro da doce jovem. Dois (2) meses se passaram e finalmente começou o namoro. 

Amor ou paixão?

Jonas e Rosinha formavam um lindo par de namorados. Com perfil quase semelhante não era difícil agradar um ao outro. No início tudo corria tão bem, era um lindo casal de apaixonados que não se cansavam de conversar um com o outro. Jonas chamava ela de nomes como musa, princesa, amor, baby... A Rosinha preferia chamar ele de baby ou amor ❤️.  Era tudo um mar de rosas até que a Rosinha teve amizades que não foram do agrado do seu companheiro.. Ela conheceu uma jovem rapariga na sua faculdade chamada Clara e ficaram amigas mas isso suscitou ciúmes no seu amado Jonas porque não queria que a sua namorada tivesse amigas fora das relações já conhecidas por ele.

Jonas é um tipo de homem bastante cuidadoso e queria que a amada também fosse cautelosa nas suas escolhas mesmo para amizades simples por isso que quando teve conhecimento da existência de uma amiga estranha foi investigar o perfil dela e a seguir foi ao encontro da sua amada e furioso e disse..

Jonas: hoo Rosinha, quem é aquela moça com a qual estavas conversando?
Rosinha: É a minha nova amiga, chama-se clara e estamos na mesma turma na faculdade, tinhamos saído para fazer um trabalho na biblioteca da cidade, porquê meu amor?
Jonas: Eu não quero saber daquela  moça, ouvi que ela teve um caso com um conhecido meu e ele sempre falou mal da Clara, ela é uma péssima influência para si e de certeza ela te vai desviar amor. Se você quer a tranquilidade e bem estar na nossa relação afaste-se dela, você me entende, se afaste da clara, OK?

O Jonas procedeu assim porque queria proteger a sua amada. Rosinha cresceu com seus Pais e é filha única. Por conta disso ela foi muito mimada e precisava de alguém que pudesse ajudá-la a encarar o mundo real fora de casa na ausência dos seus Pais. Rosinha era como se fosse um ovo que precisava ser bem cuidada para que não se partisse rapidamente nas mãos de pessoas mal intencionadas.

Na verdade a Rosinha era ingénua e a sua ingenuidade faria dela alvo fácil para os inimigos e ele queria a proteger porque amava tanto. Mas devido a falta de experiência da parte dela quanto aos assuntos ligados ao namoro e a vida no geral, pensava que o Jonas quisesse lhe transformar noutra pessoa ou mesmo numa propriedade privada. Rosinha pensava que o Jonas estava sendo uma pessoa egoísta, manipulador e possessivo e em nenhum momento estava demonstrando amor por ela. Contudo a Rosinha não percebendo da real intenção do Jonas rematou  imediatamente:

Rosinha: Cansei do seu comportamento doentio, Jonas. Você não pode me tratar como se eu fosse uma criança, você quer ser igual ao meu Pai? Todas as minhas amigas não são perfeitas para si, fala quem deve ser a melhor amiga para mim. Eu faço tudo para te agradar mas você só reclama, nada está perfeito em mim, você quer me mudar, quer me transformar em outra pessoa? Então não é de mim que você gosta, é possível que seja outra rosinha mas não pode ser eu, não é possível baby, não aguento mais.... 

Eu te falei que cresci sem amigos, meu Pai não me deixava sair para fora do quintal, dizia que eu precisava ter cautela e que não podia confiar em qualquer pessoa. Você sabe que meu Pai havia contratado um motorista para me levar de casa para escola e de escola para casa? Você sabia que eu nunca participei nas festas dos meus colegas porque meu Pai sempre proibia? Você sabia que eu tinha dias definidos para ver TV 📺 e outros devia apenas fazer trabalhos da escola e ir a catequese? Você sabia que até o meu professor não me deixava sair da sala antes de chegar o motorista ou meu Pai para me levar de volta a casa? Minha vida sempre foi essa, regrada. E você? Diga me Jonas!

Jonas: Baby espera, deixa que eu te explico... Eu quero o seu bem, sei que não és experiente no namoro e precisas de alguém que lhe ajude no entendimento desses assuntos e das pessoas no geral. As pessoas não são iguais aos seus pais, nem todos gostam de você de verdade, entenda isso, eu só quero o seu bem, você me entende?

Rosinha: Ok, entendi meu amor está tudo bem. 
Daí cruzou os braços, levantou a sua boca e virou as costas para o Jonas e foi caminhando em direção a sua casa. A atitude de Rosinha ofendeu ao Jonas que se sentiu obrigado a mudar algumas coisas na relação.

O Jonas começou a fazer certas exigências a sua amada. Além de controlar as amizades, começou a exigir que ela  fosse cuidadosa na forma de vestir já que a tendência era colocar roupas mais curtas, justas e um pouco decotadas. Jonas começou a fazer certas correções no vocabulário dela que já tinha tendência ao uso de calão e de expressões não muito apropriadas ao ambiente do seu amado. Cada vez que Jonas tentava ajudar a Rosinha ela se desviava porque a tendência era de desafiar o seu amado mantendo ainda contacto com as pessoas que não eram permitidas por ele.

Por ver que a sua amada estava mudando no sentido negativo,  ele foi mais exigente pedindo que se afastasse das amigas do bairro e que ele seria o amigo e parceiro dela como era no início do namoro.

A Rosinha estava num momento de muita agitação onde todos queriam ser seus amigos, o que ela não sabia é que passou a ser centro das atenções por ser namorada do galão da novela, o Jonas. E não se apercebendo quais seriam as implicações das suas escolhas, teve uma outra amiga  a revelia chamada Sandra. Esta era uma jovem sutil e sobretudo estratégica porque logo no início percebeu que a Rosinha era inocente. Para conquistar a sua amizade também fingia que gostava de estudar e que fazia parte de uma família humilde. Ela conversava muito com a Rosinha até quando o Jonas descobriu e foi ao encontro da rosinha para conversarem.

Jonas: Rosinha meu bem, tens informação de quem é aquela miúda, qual é o passado dela ou só te relacionas com ela por emoção como sempre?

Rosinha: Não meu amor, está falando da Sandra? Desculpa mor era antes de apresenta -lo, a Sandra é a minha nova amiga, sei que vais gostar muito dela pois  é muito social  e também  faz parte daquelas pessoas que você gosta, ela é inteligente e gosta de aprender e acima de tudo humilde, eu gosto dela mor.

Jonas: cala -te, a Sandra não é nada do que pensas, ela é outra pessoa, contigo finge ser uma coisa mas ela é totalmente diferente. Mas olha, eu não vou te obrigar a nada, faça o que quiser. Desta vez eu não quero falar porque fica parecendo que eu não quero o seu bem, mas não. Eu te amo baby e quero o melhor para si. Você é uma pessoa bastante importante para minha vida e eu quero te proteger mas parece que você ainda não entendeu isso. 

A Rosinha mesmo sem entender começou a levar a vida dela como se fosse uma parte do Jonas. Fazia pouco as suas vontades porque temia perder o Jonas. Na verdade a Rosinha já não era feliz porque não compreendia o seu amado. Para ela ainda era amor, mas não, era uma espécie de dependência emocional.

A Rosinha não saia com outra pessoa que não fosse o seu amado mas ela se consumia por dentro porque ela queria se espalhar mas não podia mais porque Jonas não permitia isso dela. A relação começou a desgastar -se porque Jonas via a sua amada não muito feliz e ele começou a se afastar aos poucos. Muita coisa começou a mudar na relação. O Jonas já não era o mesmo.

A Rosinha exigia a mesma atenção no seu amado e já não era possível. Por conta disso começou a perder peso porque já não se alimentava direito. Ela  perdeu total controle da vida dela pois  dependia do Jonas para todas as coisas, quer dizer que de forma consciente ou inconsciente o Jonas tinha a vida dela em suas mãos.

O Jonas por outro lado, começou a ser diferente porque para ele era como se o seu esforço fosse nulo porque a amada não lhe compreendia. Para fazer ver a ela que também podia ser diferente começou a fazer amizades estranhas, não respeitava mais a Rosinha, nada que ela fizesse era do seu agrado até que um dia decidiram sair para para um espectáculo  de música ao vivo com artistas Moçambicanos. Quando chegou a atuação do Stewart Suckuma (artista moçambicano) com o título, «dizem que vale a pena casar para divorciar...Todo o público levantou-se para dançar, aquele lugar estava muito agitado e cada um procurava ficar com o seu parceiro. 

Capitulo II

A Rosinha quis ficar nos braços do Jonas,  mas desta vez não permitiu. Surprendeu -se quando o Jonas disse num tom diferente :
Jonas: o que é isso Rosinha, afaste-se um pouco, não precisa ficar grudada em mim o tempo todo como se fosse uma cola grudenta. Desgruda, vai ficar com as meninas, estou com meus amigos aqui e queremos ter conversa de homens. Não é correcto que voce fique o tempo todo ao meu lado, respeite os meus amigos e o ambiente em que estamos.

A Rosinha ficou muito triste tendo saido daquele lugar aos prantos porque não esperava que o seu amado a tratasse daquela forma logo num lugar público. 

Devido a hora e ao lugar em que estavam não tinha como ela conseguir um carro que lhe levasse de volta a sua residência, ela  saiu correndo para fora do local do evento. 

Ela foi caminhando sozinha para casa e pelo caminho cruzou se com Liphe amigo pessoal do Jonas.
Liphe: Para onde vai com tanta pressa Rosinha, não tens medo de andar sozinha esta noite, essa rua é muito perigosa, principalmente a esta hora, onde está o Jonas...? A Rosinha olhou fixamente nele com olhos vermelhos e trémula respondeu...
Rosinha: eu respeito muito o Senhor mas escuta bem o que vou dizer agora, eu não sei onde está o Jonas e não preciso saber o que está fazendo e com quem. Mesmo se você descobrir alguma coisa dele, por favor não me fale porque ele conseguiu provar- me que não vale nada... Porquê que todos homens são assim? Porquê? 

O Liphe tentou perceber o que estava acontecendo com eles porque para ele, eram o casal mais badalado da ilha🏝️ mas a Rosinha continuou a caminhar soluçando e com os olhos cheios de lágrimas. Liphe insistia em querer perceber o que aconteceu no espectáculo onde o casal de apaixonados estava. Rosinha tentou desabafar para o Liphe mas não conseguiu de tanto que estava nervosa e com uma voz trémula falou que não estava se sentindo bem e que preferia voltar para casa 🏡 mesmo sozinha...

O amigo de Jonas continuou a sua trajetória rumo ao local de diversão e tendo encontrado o Jonas tão feliz e eufórico com o ambiente explicou o que estava acontecendo, mas o Jonas não deu ouvidos ao que o Liphe estava dizendo tendo rematado imediatamente. Deixa disso Liphe vamos curtir o dia e o espectáculo tá bem agradável. Você sabe como ficamos ocupados com  trabalho toda a semana e este é nosso momento vamos divertir. Liphe continuou, mas a Rosinha foi para casa sozinha e é muito perigosa a rua que ela estava seguindo, ela não está bem. Jonas dava sinal que não estava ouvindo o que Liphe falava devido ao barulho de música.

Terminado o espectáculo chegou a Lia, uma jovem muito linda, com pele clara e lisa, cabelos curtos de cor negra. Ela era charmosa e chamava atenção de qualquer pessoa devido a sua beleza rara. Lia trazia calções brancos bem curtos que deixavam a desejar  e uma blusa amarela que deixava o peito quase fora. A Lia era apaixonada por Jonas e ao vê-lo sem a Rosinha encontrou uma oportunidade de jogar o seu charme. Chegou perto e perguntou ao Jonas se podiam voltar juntos para casa porque já era noite e ela estava sozinha. O Jonas olhou para aquela beleza rara e aceitou imediatamente. Ambos voltaram para casa  tão felizes, pelo caminho só eram piadinhas que rolavam acerca de tudo o que havia acontecido no espectáculo. Ehhh Jonas você viu como aquelas dançarinas agitaram o local, é verdade que todo homem estava babando ali pelas meninas não é verdade Jonas? As gargalhadas continuavam até chegarem a ilha 🏝️.  

Chegado a casa 🏡 Jonas nem se quer procurou saber como é que estava a Rosinha como havia chegado em sua casa e se realmente havia chegado. A conversa estava tão boa que ficou relaxado conversando com a Lia.

Apartir daquele dia a  Lia passou a ser a amiga estimada do Jonas. Em qualquer lugar só ficava conversando com ela e mais ninguém.

A Rosinha se apercebeu que o Jonas já não ligava para o que ela fazia, só ficava a todo momento para lá e para cá com a Lia, contudo ficou ainda mais preocupada.
A Lia não gostava nada da Rosinha porque era muito séria, amável, inteligente e era namorada do Jonas que também era apaixonado dela. Tudo o que ela fazia era mesmo para criar ciúmes e agitação na moça. 

A ficha caiu na rosinha e começou a perceber que já tinha perdido atenção do seu amado e  procurou um momento e ambiente apropriado para uma conversa com ele. Tendo convidado o Jonas para o seu apartamento para saber o que é que ele estava aprontando.

Rosinha: Jonas meu amor o que você anda aprontando com a Lia e porque você nunca mais procurou saber de mim, posso saber o que está acontecendo?
O Jonas olhou para a Rosinha com uma cara de desprezo e disse:
Jonas: desculpa Rosinha, sei que  me amas muito mas eu já não sinto nada por ti, não passas de uma página virada na historia da minha vida, eu não queria te falar isso num momento que tenho conhecimento de que tens dedicado toda a tua vida ao nosso relacionamento. Tentei fingir que a nossa relação estava  indo bem mas descobri que o medo da crise social é maior do que a aceitação do convívio com a política do fingimento. Se quiser eu aceito a tua amizade, mas namoro não, já chega, cansei...

A Rosinha olhou para Jonas e começou a chorar implorando que não a abandonasse.
Rosinha: Jonas, você continua sen oudo meu namorado e em nenhum momento aceitarei a separação. Tudo menos isso, você é o ar que eu respiro, sem você não viverei...
Jonas você é a minha vida, eu não tenho mais amigos, minha família virei as costas e você também quer me abandonar...?

A relação não estava boa porque a Rosinha não entendia a ele e nos últimos dias andava desconfiando demais de tudo o que Jonas fazia e dizia e ele se sentia demais pressionado. Para ele era mais fácil terminar a relação do que continuar naquela relação que já não agregava valores para ele. A Rosinha tinha dependência emocional, ela via o Jonas como tudo na vida dela. Aceitou perder amizades  para se dedicar ao Jonas e agora estava a ver o Jonas se escapando das suas mãos. A entrega e a dedicação demasiada para o Jonas já tinha se tornado frustrante, que já precisava de tempo para ele mesmo e não era possível porque a Rosinha também queria a sua atenção. Jonas saiu do apartamento da Rosinha enquanto ela chorava.

Capítulo III

O Jonas voltou para casa confuso mas porque o demónio anda em derredor buscando a quem tragar, a sua nova amiga apareceu de repente e perguntou o que estava a acontecendo porque ele parecia triste e preocupado. 

Ela convidou o Jonas para conversar e aproveitar para se distrair pois não dava mais ve- lo naquela situação de tristeza e agonia por causa da Rosinha, pois não é a única nem última mulher do mundo.

Lia: Jonas, você não pode ficar assim, eu sei que você ama muito a ela, mas por favor desculpa te dizer mas eu não acho aquela  menina tão santa quanto você acha, está na hora de você lavar a sua cara e acordar, esse jeito dela ficar sempre grudada em você é um truque que ela está usando para não descobrires que ela tem saído com outros rapazes, mas não se preocupe que a máscara vai cair é só ficar firme que as coisas vão se esclarecer... Lia murmurando  continua a rematar 
–essa Rosinha vai saber o que é bom para tosse, a relação dela com esse Jonas já estava me incomodando faz tempo, também já estava na hora da festinha dela acabar, quem ela pensa que é.... 

O Jonas sem se aperceber do que a Lia estava dizendo questionou – O que disseste Lia, e disfarçando começou a sorrir hahahahaha bobagem menino, só bobagem não liga não...

O Jonas olhou para a Lia e disse:
- Olha Lia, eu realmente precisava de uma pessoa como você, sinto que a minha vida mudou muito quando te conheci, sempre fiquei com a Rosinha e nunca dei uma oportunidade de conhecer novas pessoas e de conversar. Apartir de agora posso ficar contigo quanto tempo for necessário  e a Rosinha não terá nada que reclamar pois eu já não faço parte da vida dela. Ela é muito indiscreta e do jeito como ela me controlava já estava me sufocando, o excesso de cuidado da parte dela,(...) eu não sei porque ela não percebia que eu não precisava ser tratado como criança, eu não sou bebé Lia você entende eu não sou bebê... A conversa continuava entre a Lia e o Jonas.

Doutro lado a Rosinha ia contando as horas para ir ao encontro do Jonas para conversarem outra vez porque ela não se conformou com o que ele havia falado. Tendo ligado para combinar de se encontrarem no final do dia naquela pracinha de sempre.

Jonas estava entretido na conversa com a Lia que acabou se esquecendo, as horas passavam e ele nunca ia ao encontro dela, furiosa decidiu lhe procurar no apartamento onde ele morava,  mas  para a sua surpresa o jonas estava bem encostado a Lia enquanto conversavam no murro da sua casa. A Rosinha não acreditou quando viu os dois naquele ambiente e  aproximou -se deles e disse com uma voz trémula....

Capítulo VI
Rosinha: Jonas o que você está fazendo com a Lia a essa hora da noite e num lugar escondido e sem luz? Lia, o que você está aprontando com o meu namorado?
Os dois ficaram congelados e nervosos. Não conseguiam dar nenhuma resposta para a Rosinha. Até quando a Rosinha já queria  passar para a baixaria gritando para a Lia.
- Lia, porque você está fazendo isso comigo, eu sempre te respeitei, confiei  muito em você e  considerei lhe como irmã e  não sabia que pudesses me apunhalar pelas costas porquê, está fazendo isso, o que será que fiz para merecer esse tratamento de você, menina?

A Lia ficou mais nervosa, e não sabia o que fazer porque a Rosinha realmente lhe respeitava muito, portanto  não merecia tal tratamento da parte dela, era muita falta de respeito e consideração..., ela falou tremendo:
Lia: Rosinha, não é nada do que estás a pensar, por favor eu não estou namorando  ele, só estávamos apenas conversando. Eu e ele somos bons amigos e gostaria muito de parabenizar  por  hoje...(dia dos namorados) dia muito especial para vocês. Hoje você não devia estar apreensiva quanto estás, feliz dia do amor  Rosinha. Eu nunca quis te ver triste. Desculpa tá, não foi minha intenção. 

A Lia ficou se fazendo de vítima e a querer convencer a Rosinha que sempre quis lhe ver feliz e que estava tão satisfeita em saber que o namoro com Jonas estava andando bem e que ela não sabia que os dois estavam separando.  A Rosinha olhou para a Lia com uma cara triste e ainda nervosa disse:
-Por favor Lia, saia da minha frente se  você não quer que eu suje minha mão levantando para si, desapareça daqui. A Rosinha ficou muito decepcionada e olhou para o Jonas com uma cara de quem estava arrependida e disse:
-Jonas eu sempre confiei em você e não sabia que pudesses me apunhalar assim pelas costas. Você decidiu separar se de mim para ficar com a Lia? Se for isso você está redondamente enganado porque eu não vou deixar que isso aconteça. Quanta coincidência hee,  hoje  mesmo decidiu se separar de mim e já está fazendo festa com essa Lia. Se ela acha que eu vou desistir tão fácil está enganada. 

Jonas puxou a Rosinha e deu um forte abraço. A Rosinha ficou chorando nos braços do Jonas e ele jurava de pés juntos que não tinha nenhum relacionamento amoroso com a Lia e nem estava com intenção de ter. O Jonas ficou consolando a Rosinha fazendo ela acreditar que a Lia não passava duma amiga dele e que sentia se bem na companhia dela. A Rosinha implorou a ele que a deixasse voltar a ser sua namorada e ele dizia que não queria mais saber dela porque já não sentia nada por ela. Ela ficou sofrendo muito com a decisão do Jonas em não querer saber dela mas não conseguia o tirar da cabeça.

A Rosinha pediu que saíssem um pouco da zona e fazerem uma viagem a cidade de Maputo por forma a resolverem as suas diferenças. Durante a viagem Jonas foi tão frio com ela. Afinal já tinha conhecido outra pessoa com a qual conversava no chat  a revelia. Chegados a cidade foram a um Hotel e deixaram as suas pastas no quarto, cada um fez o seu banho em tempos separados e depois saíram para comer alguma coisa. Rosinha tentava puxar uma conversa mas Jonas estava tão frio. A Rosinha tinha expectativa que as coisas melhorassem a noite. Chegada noite, ela foi fazer um banho e pôs o perfume que o seu amado gostava mas ele estava tão distante e insensível. Acabaram brigando a noite inteira. 

Rosinha saiu do quarto e foi ao banheiro onde ficou chorando como criança, ela não sabia o que estava acontecendo com o seu amado e também não entendia o motivo da mudança repentina, foi tão estranho o comportamento dele. Quando ele já estava dormindo, ela saiu do banheiro e também dormiu no canto da cama. O que tinha que ser algo maravilhoso virou um filme de terror. Ela se arrependeu de ter dado essa ideia de viagem mas já não tinha nada a fazer a não ser aguentar o que estava acontecendo. Terminados os dias combinados voltaram a ilha. 

As coisas nunca voltaram a ser as mesmas. Rosinha ficou tão triste que as pessoas  viam ela a desaparecer a cada dia, acabou perdendo 5KG num mês, ficou anêmica e ainda doentia pois não se alimentava adequadamente. Estava sofrendo porque não tinha conhecimento do motivo pelo qual levava o seu namorado a total mudança de comportamento. Até quando tudo se esclareceu.

A chegada de estagiários estrangeiros  na Ilha 

Devido ao crescimento da Ilha 🏝️ haviam muitos projectos de construção e movimentação de pessoas de diferentes pontos do mundo. Foi notória a chegada de novos trabalhadores vindos de fora do país com o propósito de se juntarem às empresas existentes na ilha para o desenvolvimento local. 

Para os que iriam trabalhar na FCC LDA Já haviam mandado os pedidos de estágio através do e-mail do Senhor Ferreira da Costa e já tinham sido aprovados. Nesse grupo haviam 4 homens e uma mulher chamada Amanda Perez Garcia. Assim que chegaram foram levados ao condomínio dos trabalhadores estrangeiros.
 
Dia seguinte foram se apresentar no escritório geral da empresa e recebidos por Jonas que acabou lhes levando para a obra mais grande de construção de uma infraestrutura para Administração local. O Engenheiro Magul que era responsável pela obra apresentou -lhes o sitio onde iriam decorrer as actividades e deu os EPIs ( Equipamento de proteção individual) e dispensou- lhes para que pudessem descansar e repor as energias gastas durante a viagem. Já que era sexta-feira, passariam o final de Semana em casa e iniciariam ao trabalho na segunda feira.

Amanda tinha muito tempo para a execução do seu plano B mas precisaria de alguém para ajuda -la na sua materialização. No entanto, ao sair para o mercado local acabou se deparando com a Lia que também estava caminhando em direção ao mercado também. 
Amanda: Olá Hermana, você sabe aonde fica lo mercado desta Inya?
Lia: sim, eu conheço e estou indo para lá podemos ir juntas. 
Amanda: Gracias ( obrigada)

Na conversa a Lia se apercebeu que a amanda morava bem perto da sua casa e acabaram ficando amigas. Por ser nova na ilha ela precisaria de alguém que a introduzisse ao ambiente da Ilha no que refere a lugares de diversão e muito mais. 

Amanda revelou que tinha visto alguém na empresa FCC LDA que foi muito gentil, e se dependesse dela faria o impossível para se tornar sua namorada. 

A Lia percebeu que estava falando do galão de novela, o famoso Jonas e já que não conseguiu ser namorada dele, porque a via como amiga, ela começa a cogitar a possibilidade de ajudar a Amanda para a consumação do desejo dela de se vingar da Rosinha.

Chegou segunda feira e estão todos preparados com os seus EPIs e ansiosos para o início do trabalho. Ao chegarem no sítio encontram a Sra Margarida Salomé a dar DDS ( diário de Segurança) para os trabalhadores e aproveita a ocasião para falar dos riscos e perigos no local de trabalho para os novos trabalhadores. Já que chegaram enquanto a reunião já havia iniciado ela reservou os 5 minutos antes do fim da reunião para a apresentação destes aos outros colegas e também ao local do trabalho. Daí a amanda descobre que o Jonas não trabalharia directamente com ela porque ele é o gestor da empresa, o seu escritório está bem distante do sítio onde eles trabalham. Ela faz um novo plano no sentido de encontrar facilmente o Jonas. 

Amanda: Senhora Margarida, preciso de informações relativos a empresa para o meu relatório. Será que posso contar contigo? 
Margarida: não Senhora, você precisa ir ao escritório falar com o gestor da empresa, o Sr Jonas. 
Amanda: Jonas é o gestor da empresa? 
Margarida: sim, ele é o gestor da empresa e o Director Geral é o seu Pai Sr Ferreira da Costa, ao qual foram enviados os vossos pedidos de estágio. É por essa razão que a empresa chama-se Ferreira da Costa.
Amanda: mui interessante. Você é mui especial Sra Margarida. Você é casada?
Margarida: Sou casada sim com o Filiphe e ele dá aulas na faculdade.
Amanda: tem uma faculdade aqui?
Margarida, sim têm. 
Amanda: ansiosa em conhecer o seu marido e a faculdade onde ele trabalha, risos ...

A amanda ficava pouco tempo no site onde decorriam os trabalhos porque sempre tinha dúvidas que precisava de intervenção do Jonas. Mandava email ✉️ questionando coisa que não seria possível se resolver sem uma reunião presencial. E ela ia ao escritório no final do dia quando os outros colegas saíssem para casa. No início Jonas pensou que era interessada pelo trabalho que até chegou a comentar com o seu Pai que havia lhe mandado pessoas bastante prestativas, mas a medida que o tempo passava o cenário mudava. Até quando amanda acabou roubando um beijo do seu chefe Jonas e a seguir passou se fazendo de vítima pedindo perdão. Jonas sem entender o negócio disse não precisa se preocupar que está tudo bem, ele é que pedia perdão por não ter resistido a tentação.

Amanda era uma mulher Europeia e era mais velha que o Jonas.  Em relação a ele era bastante experiente em assuntos de namoro porque já tinha tido várias relações em seu País e em Moçambique já namorava alguém a distância que ainda precisava marcar para um encontro presencial.

Para ganhar mais confiança no seu amado Jonas, chegou um momento em que se fazia de coitadinha e ia contando a sua triste história de amor que lhe levou a se separar do seu namorado da Venezuela. E assim foi ganhando mais confiança do Jonas e sem ele se aperceber já estava envolvido com amanda.

Capitulo V

Depois de um um mês de estágio começou o namoro entre o Chefe Jonas e a estagiária amanda. Ela fazia questão que todo mundo soubesse do namoro e o Jonas não queria que a Rosinha soubesse porque não queria lhe causar mais sofrimento.

As coisas foram andando até quando alguém decidiu contar a Rosinha o que estava acontecendo por  não gostar de vê-la sofrendo. A Rosinha não acreditou até ao momento em que procurou o Jonas para ouvir na primeira pessoa.
-Jonas, posso conversar contigo um momento?
-Sim  Rosinha. Algum problema com você? Você está passando mal?
Um monte de perguntas ia colocando para a Rosinha pois não queria lhe ver sofrendo com a situação e nem queria que ela soubesse o que estava acontecendo. Mas a Rosinha olhava fixamente nele e depois questionou:
-Jonas meu bem, voce está namorando a Amanda? O jonas ficou olhando para ela e respondeu imediatamente:
-Estou sim, separei me de ti e tenho todo o direito de ficar com quem eu quiser ou não devia?
A Rosinha olhou muito bem para ele e disse:
-Jonas, eu sei que você não está feliz com ela, dá para ver isso nos seus olhos, você está triste porque está fazendo isso consigo Jonas? Você não vê que a tua vida está  se transformando num inferno total? Mas eu não posso interferir na sua maneira de viver, se é de Amanda que você gosta, então fique com ela e desejo sucessos e felicidades, se precisar pode contar com meu apoio, nunca deixei de gostar de ti como pessoa por isso estou de braços abertos para si.

A Rosinha saiu daquele lugar muito triste pois sabia que a Amanda era uma vadia, além da relação que tinha com Jonas relacionava-se também com outros homens na cidade. 

Várias Pessoas que simpatizavam com Rosinha e Jonas ficaram preocupados em saber que o Ex namorado da Rosinha, uma Jovem educada estava se entregando nos braços da Amanda uma mulher de péssima influência... 

Conversavam com rosinha para conforta- la e fazer lá superar mas não era fácil porque ambos viviam na Ilha 🏝️ e já estava na hora do início do estágio da Rosinha. Seria no entanto impossível que não se encontrassem porque o ambiente deles era o mesmo. Mas  apesar do sofrimento ela era muito forte 🔥🔥🔥 buscava sempre forças em Deus e conseguia de certa forma viver cada dia.

O estágio profissional da Rosinha 

Quando a Rosinha terminou as cadeiras da faculdade, faltava estágio profissional e ela lembrou-se que o Jonas havia garantido um estágio na empresa do seu Pai. É algo que já estava acordado e assinado. Mesmo que o namoro com o Jonas tivesse chegado ao fim ela precisava do estágio na empresa. No entanto, foi ao escritório do Jonas lembrar do combinado e que já havia chegado o tempo para o seu estágio. Jonas disse ta tudo bem, mas do principio irá trabalhar comigo no escritório e mais tarde irei te mandar para a obra porque neste momento não temos vagas suficientes, recebemos muitos estagiários nestes últimos dias.  Ela concordou porque não tinha outras opções a vista no momento. No entanto, precisava suportar a amanda e o Jonas durante seis meses na empresa.
Não era fácil o convívio naquele lugar mas a Rosinha precisava ser forte.

A Rosinha finalmente convenceu-se que havia perdido o Jonas para sempre. Já não havia como continuar com esperanças de tê-lo como namorado. Tentou recuperar- se do trauma e continuou confiante de que acharia um homem especial e que esteja realmente interessado em ficar com ela.

O tempo passou e a Rosinha conheceu alguém que gostava muito dela, o Zavel. Ele era um Jovem humilde e trabalhador, muito responsável e lindo, tinha todas as características que uma mulher procura num homem, mas ele vinha de um outro País (Brasil) para trabalhar em Moçambique como voluntário.  Conseguiu fazer amizades com muitas pessoas que viviam naquela ilha incluindo o próprio Jonas. 

Uma vez passeando com o Jonas acabaram se cruzando com a Rosinha enquanto fazia corrida.  Mulher muito linda que despertava interesse em qualquer homem que naquela ilha 🏝️ chegasse.  Ao vê -la passar o Zavel procurou saber do Jonas quem era a Jovem ?O Jonas não gostou muito da pergunta e disse:
_Que foi meu amigo, mal chegaste na nossa ilha já quer começar a namorar...? Risos... brincadeiras, ela é a Rosinha e vive aqui na ilha a muitos anos.

Zavel: oohhhh Jonas não pense em besteiras, gostei muito dela porque é uma linda mulher e qualquer homem com bons gostos se interessaria por ela, ou não, risos...?
O Jonas ficou ameaçado com a atitude do Zavel mas procurou disfarçar falando de outra coisa. Passaram 2 meses e o Zavel conseguiu ter contacto directo com a Rosinha, apresentou se a ela e procurou saber se ela tinha um namorado, ela disse que tinha um namorado mas que já haviam se separado. O Zavel perguntou quem era o Jovem e quais teriam sido os motivos da separação e assim ficou sabendo de tudo. Depois da longa conversa que tiveram sobre a Historia da Rosinha  ele estava disposto a fazê-la feliz. Mas a Rosinha ainda não tinha se esquecido nem superado o Jonas e não conseguia.

O Zavel fez um pacto com a Rosinha. A única forma ideal para esquecer o Jonas seria procurar um amigo para estar lhe distraindo em todos os momentos que ela precisasse.

A Rosinha concordou com a proposta do Zavel e ficava sempre na companhia dele, onde todos os residentes da ilha acabaram pensando que a Rosinha estava a ter um caso com o Zavel. O tempo passou e o Jonas ficou sabendo que a Rosinha andava sempre na companhia do Zavel. Ele ficou com ciúmes e chegou a procurar por ela para esclarecer as duas dúvidas:

Jonas: Rosinha, fiquei sabendo que está a ter um caso com o Zavel que é isso, bem que desconfiava. A capa caiu, finalmente descobri que tipo de mulher você é, tanto tempo pensando que era diferente mas não...
A Rosinha ficou tão assustada com a reação do Jonas perante  a situação. Ela  olhou para ele e disse:
Rosinha: Olha Jonas,  não aceito falta de respeito nem desaforos,  sou uma Mulher livre e desimpedida, tenho todo o direito de fazer tudo o que eu quiser e você não tem nenhum direito de se intrometer na minha vida desse jeito, sou adulta o suficiente para saber o que fazer com a minha vida. Sinto muito e lamento bastante se gastas o seu precioso tempo procurando saber com quem ando e deixo de andar.
O Jonas ficou muito irritado e saiu imediatamente da casa dela. 

Ela já sentia uma liberdade dentro dela, pois conseguia enfrentar o Jonas e ele não acreditava que a Rosinha pudesse ter tal reação... foi incrível.  O Jonas voltou  para casa, não conseguiu fazer outra coisa a não ser procurar uma maneira de tirar o Zavel do caminho da Rosinha, porque no fundo ele ainda gostava dela.

Tentou várias vezes e não conseguiu saber da verdade, acabou concluindo que a Rosinha já vinha tendo uma relação com o Zavel aquando do relacionamento dos dois e se esqueceu que  ele era novo na ilha e quem havia apresentado a Rosinha foi ele mesmo.

Ele ficou com tanta raiva que acabou voltando a procurar a Rosinha pela segunda vez e o debate começou:
-Rosinha, posso ser teu amigo? Posso passar frequentar na tua casa visitar lhe assim que eu precisar?
A Rosinha de tanto que esperava ouvir essas palavras da boca do Jonas respondeu imediatamente:
Rosinha: Claro meu bem, você pode visitar me sempre que quiser,  eu estarei sempre de braços abertos para te receber, eu não tenho nada que impedir te pois você sempre foi e será a pessoa que mais adoro na vida.

O Jonas ficou muito feliz quando soube que a Rosinha ainda tinha um sentimento profundo por ele mas também continuava inseguro pois não sabia qual era o real sentimento da Rosinha em ralação ao Zavel. Tentou de várias formas procurar entender qual era a real intenção do Zavel.

O tempo foi passando e o Jonas começou a frequentar a casa da Rosinha e num desses dias acabou se deparando com o Zavel..., ficou tão furioso que nem saudou a ele.

O Zavel olhou para Jonas e deu lhe a sua mão sorrindo:
-Ola, meu caro grande Jonas, como passaste o teu dia...? O Jonas olhou para Zavel e disfarçando apertou a mão, dando os seus parabéns por estar naquela casa, pois não sabia que ele também fosse amigo da Rosinha. O Zavel vendo que o ambiente não estava bom preferiu despedir a Rosinha dizendo que só estava passando para dar um ola e estava indo ao seu local de trabalho, mas nao podia conseguir passar perto da sua residência sem vê-la. A Rosinha saiu sorridente e acompanhou o Zavel até a porta. O Jonas fervia com seus nervos á flor da pele mas conseguiu se conter continuando a conversar com a Rosinha como se nada tivesse acontecido. 6 meses se passaram na mesma situação. O Jonas já não suportava mais o Zavel que acabou falando para a Rosinha:

Jonas: Olha Rosinha, eu gosto muito de ti e não me sinto confortável em ver aquele sujeito na minha frente, será que você podia parar de mandar ele vir a sua casa ou mesmo dar um basta na vossa amizade, se realmente são amigos... 

A Rosinha olhou para ele e sorrindo disse, será que gostarias se nalgum momento eu parasse de conversar contigo alegando que o Zavel não vai com a tua cara? Risos...

O Jonas sorriu disfarçadamente quando a Rosinha falou isso e continuaram conversando normalmente até que anoiteceu. O Jonas estava no quarto da Rosinha sentado numa cadeira a ver um filme romântico com ela. O filme terminou e ele despediu- se dela dando um beijinho de boa noite. Nesse dia a Amanda não estava na ilha, havia saído para tratar de uma das suas aventuras na cidade de Maputo.

Quando a Amanda voltou as coisas continuaram normalmente. O Jonas continuava saindo com ela e o namoro estava a 100%. A Rosinha cruzou -se com os dois bem juntinhos indo ao trabalho, olhou para eles e sorriu dando um bom dia para eles. O Jonas não aguentou com a forma como a Rosinha estava linda e deslumbrante. Nem terminou de acompanhar a Amanda e voltou para ir ao encontro da Rosinha...

Jonas: Ola, Rosinha será que você pode esperar por mim por favor, eu também estou indo ao escritório. A Rosinha esperou por ele e não fez nenhuma pergunta tendenciosa. Os dois continuaram caminhando como se fossem dois pombinhos. A Lia cruzou-se com eles enquanto saia da casa dela. Levantou a mão para o Jonas e disse que estava com saudade precisava muito conversar com ele assim que estivesse disponível. O Jonas marcou um dia para os dois conversarem....

-Enquanto isso a Amanda tentava uma forma de impedir que o Jonas se comunicasse com a Rosinha pois não ficava satisfeita em saber que o Jonas ainda frequentava em sua casa. Procurou um tempo em que o Jonas estava livre e foi muito clara e específica com ele dizendo...

Amanda: Olha Jonas eu gosto muito de ti mas não te quero dividir com aquela zinha, eu não gosto de ver você e ela e não gostaria que você conversasse com ela. Quanto mais conversas com ela eu sinto uma dor bem dentro de mim apertando sem parar. 

O Jonas acalmou a Amanda dizendo que jamais conversaria  nem iria a casa da Rosinha mas ela continuaria a fazer o seu estágio na empresa até que termine. A Amanda ficou tão feliz ao ouvir isso. O Jonas procurou uma forma de evitar a Rosinha a todo custo. O plano da Amanda e Lia  era de infernizar a vida da Rosinha porque não gostavam da maneira como ela era feliz com o Jonas e queriam que ela também fosse do grupo delas visto que  não namoravam por amor mas sim por interesse e que não tinham sorte no amor. Numa das conversas entre a lia e amanda diziam uma para outra (...) – Lia, aquela Rosinha é uma megera, olha só que ela se achava a tal feliz da ilha, mas agora transformou se numa autêntica infeliz, eu não disse que nos conseguiríamos separar os dois, agora o Jonas está na minha mão...-ainda bem amanda a Zinha pensava realmente que o Jonas fosse a cauda dela, que pudesse persegui -la até ao resto dos dias dela mas está redondamente enganada, o tal príncipe abandonou a rainha no altar, hahahahaha hahahah, quem somos nós afinal? Querida não vamos desistir enquanto não conseguirmos concertar o pescoço desse Jonas para não olhar na cara daquela ...

Capítulo VI

A conversa da Lia e Amanda estava fluindo e elas estavam a ver que os seus planos se cumpriam do jeito como haviam desenhado, foi divertido mas elas não sabiam que a brincadeira delas estava a passos largos para o fim. O Zavel que havia se transformado em amigo da Rosinha procurava colocar ela longe dessas pessoas e de tudo quanto aprontavam, ele tornou-se um protector dela , como se fosse um anjo da guarda mesmo. A Amanda viu que o Jonas ainda amava muito a Rosinha e não parava de lhe contar as histórias de amor que os dois viveram mas quando ele contava demonstrava uma cara de quem ainda tivesse esperanças de um dia voltar para ela e isso irritava a Amanda.

Jonas: Olha meu amor, Rosinha foi minha namorada por muito tempo e pensava que eu pudesse ficar com ela para sempre mas agora eu só estou de cabeça virada para você, acredita que eu encontrei me com ela e aquele safado do Zavel na praia...? os dois bem agarradinhos até pareciam pessoas que estavam juntos a muito tempo. A Amanda foi escutando tudo o que o Jonas dizia mas muito furiosa, por conseguinte como não queria que o Jonas descobrisse que ela não passava duma Safada que lhe usava somente para alimentar o seu ego, sorriu e disse:

Amanda: Olha meu amor, eu sei que a Rosinha foi uma bela parceira para si mas agora ela é página virada, porque não combinamos uma coisa, não se fala mais de Rosinha quando estivermos juntos pode ser meu amor...?

Continuaram a conversa até que o Jonas acabou se fazendo passar de quem não queria mesmo falar do nome da és namorada quando estivesse com Amanda, mas falhava sempre e a Amanda acabou se convencendo que o Jonas realmente amava a Rosinha.

O tempo passou,  Jonas começou a fingir que não queria saber da Rosinha até que um dia a máscara caiu por ter encontrado a Rosinha conversando com  o Zavel de novo. O Jonas não conseguiu se assegurar e começou a discussão com a Rosinha, proferiu palavras feias até que o Zavel acabou intervindo, dizendo que  a Rosinha estava livre para fazer o que quisesse, isso foi mau para ele.

O ambiente entre os dois continuava o mesmo, o Jonas não conseguia mais ficar fingindo que não gostava da Rosinha. A Amanda notou que o Jonas estava mais para a Rosinha do que para ela. Apareceu um novo Rapaz na ilha e ela preferiu ficar com o novo Rapaz. O Jonas continuou sofrendo porque já estava realmente sozinho, a solidão pesava tanto para ele. Um dia ganhou coragem e foi a casa da Rosinha sem avisar. Ela no banheiro e o Jonas preferiu entrar no quarto dela as escondidas. A Rosinha tomava um banho delicioso enquanto cantava e não sabia da surpresa que lhe esperava. Ela sai do banheiro só com uma toalha vermelha amarada ao seu lindo e espectacular corpo, tendo entrado no seu  quarto para poder se arrumar tirou a toalha e o Jonas não aguentou saindo de repente. Ela ficou muito surpresa mas  não deu tempo de  falar mais nada porque o Jonas pegou a ela e fechou lhe a boca com um beijo, ai tudo aconteceu....

Autora:  https://liandralanga.blogspot.com/ LIANDRA LANGA
Continua


DUVIDE DAS SUAS DÚVIDAS ANTES DE AFUNDAR NAS ÁGUAS DA VIDA

Duvidei tanto do meu esposo que acabei me afogando nas águas da indecisão ( Matilde). Introdução   A dúvida é uma experiência vivenciada por...