segunda-feira, 5 de agosto de 2024

PAPEL DO HOMEM NA TERRA




Homens foram criados para governar desde a criação do Mundo mas não é o que se pode observar nos dias actuais.

Vamos visitar as escrituras no livro de:  Gênesis 1:27. Criou, pois, Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. 28. Então Deus os abençoou e lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos; enchei a terra e sujeitai -a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se arrastam sobre a terra.

Como vimos no versículo anterior Deus fez o homem e a mulher como dominadores do resto das espécies. 

Hoje em dia notamos que há uma tendência de exploração do homem pelo homem, porquê?

O que está acontecer com os homens para que haja inversão de papeis?

O pensamento de Deus foi de que o homem seria administrador na terra, ele seria revestido de autoridade total para cuidar e desenvolver a vida no planeta.

Nos dias de hoje nota-se que o homem está sendo dominado pelos vícios, redes sociais, preguiça, medo de desagradar, masturbação, pornografia, inimizades, videogames, adultério, falsas ideologias, ganância, moda, raiva, orgulho, timidez, temperamento, opiniões dos outros, etc.

E por conta disso nota-se uma paralização da vida das pessoas. Havendo no entanto uma necessidade de um despertar ⏰. 

Como? Leia histórias na bíblia de homens que exerceram o domínio.

JOSÉ 

José filho de Israel (Jacó) conhecido como José de Egipto apesar de ter sido vendido como escravo no Egipto ele exerceu domínio naquele lugar. José na terra do Egipto passou por grandes aflições chegou na condição de escravo, foi preso injustamente e na prisão foi esquecido por algum tempo. Foi no meio a grandes desafios que Deus chamou ele para governar levando ele a um alto escalão do governo do Egipto onde a palavra do José só estava abaixo da palavra do Faraó. Significa que a vida do José deu um salto significativo e ele exerceu autoridade como escolhido de Deus. Ele foi fiel cumprindo os mandamentos de Deus em toda a sua trajetória. José foi um bom exemplo de domínio pela política e administração. Não um domínio tirânico e autoritário e sim um domínio de cuidado e benevolência. 
 José usou sua autoridade para cuidar da terra do Egipto e de todos os habitantes a sua volta.  No tempo da crise no Egipto, José exerceu domínio tendo conseguido alimentar o povo de Egipto e a sua família. 

DANIEL 

Leia o livro de Daniel 6

Daniel 6:5. Pelo que estes homens disseram: Nunca acharemos ocasião alguma contra este Daniel, a menos que a procuremos no que diz respeito a lei do seu Deus.
10. Quando Daniel soube que o edital estava assinado, entrou em sua casa, no seu quarto em cima, onde estavam abertas as janelas que davam para o lado de Jerusalém; e três vezes no dia se punha de joelhos e orava, e dava graças diante do seu Deus, como também antes costumava fazer.
11. Então aqueles homens foram juntos, e acharam a Daniel orando e suplicando diante do seu Deus.
12. Depois se foram à presença do rei e lhe perguntaram no tocante ao interdito real: Porventura não assinaste um interdito pelo qual todo homem que fizesse uma petição a qualquer deus, ou a qualquer homem por espaço de trinta dias, exceto a ti, ó rei, fosse lançado na cova dos leões? Respondeu o rei, e disse: Esta palavra é certa, conforme a lei dos medos e dos persas, que não se pode revogar.
13. Então responderam ao rei, dizendo-lhe Esse Daniel, que é dos exilados de Judá, e não tem feito caso de ti, ó rei, nem do interdito que assinaste; antes três vezes por dia faz a sua oração.
14. Ouvindo então o rei a notícia, ficou muito penalizado, e a favor de Daniel propôs dentro do seu coração livrá-lo; e até o pôr do sol trabalhou para o salvar.
15. Nisso aqueles homens foram juntos ao rei, e lhe disseram: Sabe, ó rei, que é lei dos medos e persas que nenhum interdito ou decreto que o rei estabelecer, se pode mudar.
16. Então o rei deu ordem, e trouxeram Daniel, e o lançaram na cova dos leões. Ora, disse o rei a Daniel: O teu Deus, a quem tu continuamente serves, ele te livrará.
17. E uma pedra foi trazida e posta sobre a boca da cova; e o rei a selou com o seu anel e com o anel dos seus grandes, para que no tocante a Daniel nada se mudasse:
18. Depois o rei se dirigiu para o seu palácio, e passou a noite em jejum; e não foram trazidos à sua presença instrumentos de música, e fugiu dele o sono.
19. Então o rei se levantou ao romper do dia, e foi com pressa à cova dos leões.
20. E, chegando-se à cova, chamou por Daniel com voz triste; e disse o rei a Daniel: Ó Daniel, servo do Deus vivo, dar-se-ia o caso que o teu Deus, a quem tu continuamente serves, tenha podido livrar-te dos leões?
21. Então Daniel falou ao rei: Ó rei, vive para sempre.
22. O meu Deus enviou o seu anjo, e fechou a boca dos leões, e eles não me fizeram mal algum; porque foi achada em mim inocência diante dele; e também diante de ti, ó rei, não tenho cometido delito algum.
23. Então o rei muito se alegrou, e mandou tirar a Daniel da cova. Assim foi tirado Daniel da cova, e não se achou nele lesão alguma, porque ele havia confiado em seu Deus.
24. E o rei deu ordem, e foram trazidos aqueles homens que tinham acusado Daniel, e foram lançados na cova dos leões, eles, seus filhos e suas mulheres; e ainda não tinham chegado ao fundo da cova quando os leões se apoderaram deles, e lhes esmigalharam todos os ossos.
25. Então o rei Dario escreveu a todos os povos, nações e línguas que moram em toda a terra: Paz vos seja multiplicada.
26. Com isto faço um decreto, pelo qual em todo o domínio do meu reino os homens tremam e temam perante o Deus de Daniel; porque ele é o Deus vivo, e permanece para sempre; e o seu reino nunca será destruído; o seu domínio durará até o fim.

Veja algo interessante na história do Daniel o rei disse para que todos os homens temam perante o Deus de Daniel porque ele percebeu que o Deus de Daniel se manifestou de forma tremenda e ele exerceu domínio sobre a situação. 

Ao lermos a história de José e Daniel encontramos algo em comum o temor a Deus e o respeito pelos mandamentos estabelecidos por Deus o que fez com que ambos exercessem o domínio no local onde se encontravam. 

A Bíblia Sagrada no livro de 1 Tessalonicenses 4:4 que diz: que cada um de vós saiba possuir o seu vaso em santidade e honra. 5 não na paixão da concupiscência, como os gentios que não conhecem a Deus;

A prática do pecado e a desobediência deram lugar a entrada do mal. Mas o livros de 1 de Tessalonicenses 4: 4 ensina que é necessário que cada um seja santo porque Deus é Santo. E não na prática de acções que possam leva-lo a perdição. Comece desde já a recuperar o domínio através da busca incessante pela face de Deus e pela instrução preparatória para que saiba como exercer autoridade e tomar as decisões acertadas. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário

O PAPEL DA OBEDIÊNCIA PARA A SALVAÇÃO DO HOMEM

Hoje vamos falar do papel da obediência para a  Salvação do Homem Palavra chave  Obediência & Salvação   Se ouvires atentamente a voz d...