sexta-feira, 23 de agosto de 2024

DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES PARA LIDERANÇA INSPIRADORA


Somente homens livres podem negociarPrisioneiros  não podem apresentar contratos  (Nelson Mandela).

Hoje em dia ouvimos reclamações nos locais de trabalho, igreja, família, nos grupos de amigos,  nas redes sociais sobre o comportamento do líder etc.  Porquê?

É uma questão que não quer calar, porquê?

O lider dá uma informação sobre os procedimentos a seguir durante o trabalho no grupo e ninguém responde. O administrador fala das regras estabelecidas no grupo e fala da importância de participação de todos e ninguém diz nada. O colega que faltou ao trabalho tenta justificar porquê não se fez presente no dia anterior e ninguém diz absolutamente nada. Nota-se uma greve de silêncio 🔇 o famoso gelo . O que está acontecendo?

Sou Líder a mais de 10 anos e ao longo da minha trajetória profissional presenciei diferentes situações com colegas e também colaboradores no local de trabalho onde pude tirar ilações que vou através deste artigo partilhar com você caro leitor. 

Pretendo através deste artigo estimular algumas reflexões no que refere ao desenvolvimento de habilidades de liderança inspiradora no local de trabalho. 

Agradecimento 

Primeiro quero agradecer pela oportunidade que o Senhor me concede de poder fazer a coisa que mais gosto que é partilhar o meu conhecimento com as pessoas contribuindo deste modo para iluminar os seus pensamentos e posterior mudança de comportamento. A vida é alegria 😍!

Agradeço  de igual modo a você caro  leitor que tem ajudado a fazer a partilha da página http://liandralanga.blogspot.com as demais pessoas. Muito obrigada pela partilha e pela atenção 😘. Antes mesmo de continuar a leitura click no link da página e partilhe com mais pessoas e seja abençoado por Deus.

Introdução 

Vou relatar um cenário que aconteceu numa empresa de construção civil entre um colaborador e um Líder. Os factos relatados são reais mas os nomes são fictícios. A ideia central é fazer com que você compreenda o tema liderança inspiradora.

Contexto situacional 

O Engenheiro João Magul é Director  de obras de construção de edifícios á 3 anos. Vamos descrever um cenário de um dia normal  de trabalho.

São 07h30 minutos e o Sr João Magul entra no seu local de trabalho e encontra os seus subordinados no pátio a fazerem o preenchimento das fichas de controle de riscos durante o trabalho. Ele passa sem  saudá -los e vai directamente para o seu escritório. Passados 10 minutos começa a fazer a verificação dos trabalhos que deu aos operários no dia anterior, volta ao seu escritório com a face enrugada. De repente grita chamando o operador: Matusse chega aqui. O Sr Matusse vai rapidamente no escritório do líder, chegado lá, o líder grita:  

Eng. Magul: que foi aquilo que me aprontaste ontem Matusse? Antes de eu sair falei para concluir o trabalho de betonagem e hoje percebo que aquilo está mal feito, afinal você é um imprestável Matusse. Se continuar assim terei que substituí-lo e olha que eu não sou como aquele meu colega cheio de mi mi mi que vocês estão acostumados, está me ouvir bem? Eu não aturo esse tipo de brincadeiras ou trabalha bem ou fora daqui. 

O Sr Matusse continua parado a escutar o seu líder enquanto fala. No final ele tenta se desculpar: 

Matusse: Sr Eng. quando deu- me aquele trabalho de betonagem já era tarde e acabamos trabalhando num lugar em que a visibilidade era reduzida e por conta disso não conseguimos ver as falhas mas prometo melhorar chefe, não precisa me mandar embora preciso muito desse emprego.

A conversa termina e Sr Matusse vai ao encontro dos colegas para verificarem o trabalho e fazerem a devida retificação. E começa já a conversa entre eles: 

Mário: ehhh colega Matusse ouvi como chefe Magul te berrou mas não é assim como se fala com pessoas, nós não somos filhos dele e a empresa não é dele, não precisa nos tratar assim. Ontem falou mal comigo também mas eu lhe dei uma resposta que ele não esperava e me mandou voltar para casa. Hoje vim porque preciso desse trabalho mas doi Matusse, até quando afinal. Saudades do chefe Saveca ele nos tratava tão bem.

Estamos diante a um cenário complexo na qual os colaboradores e os seus representantes têm dificuldades de se entender. É aqui onde onde entra a inteligência de Liderança. 

Desenvolvimento 

Braga (2018:10-11)  no seu manual com tema liderança inspiradora diz que " o nosso primeiro modelo de liderança, sem mesmo nos darmos conta, são nossos pais. Olhamos para o seu modo de ser, falar, de orientar e passamos a absorver o aprendizado que vem, inicialmente, deles, com suas habilidades e atitudes. Depois absorvemos outros modelos de liderança, os outros familiares, de amigos e também de nossos professores".

Há no entanto uma transferência de valores, conhecimentos e habilidades. Isso quer dizer que como filhos, alunos e, posteriormente, profissionais, teremos influências cruzadas e que se, de alguma forma, formos intencionalmente preparados, poderemos nos tornar líderes (Ibid).

Mas o que é um Líder ?

Existem várias definições de líder , mas há algo em comum para vários autores. Ser líder é ser capaz de influenciar pessoas para atingirem objetivos comum ( Braga, 2018:13).

Existem 3 modos de influenciar pessoas: 

por autoridade, por conhecimento ou por inspiração ( Braga, 2018:13).

Anteriormente por conta da ignorância por parte das pessoas usava-se muito a liderança autoritária mas hoje em dia devido a velocidade das informações por parte das pessoas, vimos a ganhar  mais campo o líder inspirador aquele que transmite um forte senso de propósito e se comunica muito bem com as pessoas para que elas encontrem as respostas dos problemas.

Já ouvimos falar de influências (influenciadores digitais) as que detém influência nas redes sociais como é o caso da Boneca e outros o fluência dores da internet.

Voltando à própria definição de líder, falávamos da influência para um objetivo comum.  Um líder mobiliza pessoas para o cumprimento de um propósito maior, o que leva a realização de várias actividades. 

Os líderes influenciam as pessoas para que elas mesmas se desenvolvam enquanto chegam aos resultados que beneficiam os envolvidos nesse propósito comum.

Um Líder deve ter a capacidade de inspirar os outros  

Liderança inspiradora é aquela na qual o lider pode e deve ser capaz de assumir a responsabilidade por sua equipe, ser o modelo de conduta que quer ver e garantir um grau de confiança e comunicação impar que possibilite a todos compreender onde estão e onde querem ou precisam chegar ( Killer ; Prince, 2013).

O Líder deve demostrar exemplo com sua própria vida. Contudo é importante o respeito, tolerância, confiança e humildade.

Líder deve entender o destino dos membros e a sua intenção não deve ser fama, mas sim servir. Líder se sacrifica em levar o povo ao destino certo. Contudo, ao ser líder não deve ser egoísta , pensar somente nos benefícios próprios, posição , fama , honra ou demais privilégios.

Podemos visitar as sagradas escrituras para ver um pouco da liderança de Jesus Cristo que foi considerado o Mestre.

Mateus 20:25. Jesus, pois, chamou-os para junto de si e lhes disse: Sabeis que os governadores dos gentios os dominam, e os seus grandes exercem autoridades sobre eles. 26. Não será assim entre vós; antes, qualquer que entre vós quiser tornar-se grande, será esse o que vos sirva; 27. e qualquer que entre vós quiser ser o primeiro, será vosso servo; 28. assim como o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos.

Jesus chama atenção da necessidade de servir aos outros. Olhando atentamente para a Bíblia percebemos que Jesus não era movido pelas pessoas mas sim por Deus, pela palavra e também pelo cumprimento do seu propósito. Significado que um líder deve conhecer em primeiro lugar a sua missão na terra e em tudo o que estiver a fazer deve ter conta o seu propósito mais profundo. Jesus não aceitou ser influenciado pelas massas mas ele influenciou positivamente. Contudo os líderes podem sim se espelhar na liderança de Jesus. 

Conclusão 

Para o cumprimento do objetivo que une as pessoas em diferentes lugares é necessário boa comunicação. E para uma boa comunicação requer construção de uma relação de confiança. E a construção de uma relação de confiança requer indagação humilde.

Voltando a conversa do Engenheiro Magul com o seu colaborador notamos primeiro uma falta de empatia por parte do líder. Segundo ele não é humilde, nem comunicativo. Terceiro ele não confia nos seus colaboradores. 

Vários são os aspectos envolvidos para este comportamento por parte do líder como explicamos acima. O ambiente é um factor determinante para muita coisa. O Magul é autoritário porque pensa que só assustando ou ameaçando os seus colaboradores farão um trabalho correcto, o que não é verdade.

Liderança em Seu âmago, dignifica mover as pessoas em certa direcção- geralmente por meio de mudança de direcção do seu pensamento e em certa direcção - geralmente por  meio de mudança de direcção do seu pensamento e de suas acções. E a maneira de fazer isso não é necessariamente se lançar a frente e dizer sigam me, mas possibilitando ou empurrando os outros para que se movam para frente, á sua frente. É por intermedio da capacitação dos outros que partilhamos a nossa Liderança e nossas ideias. Isso é valioso em toda a arena da vida ( Nelson Mandela).

No local de trabalho nota-se uma inteligência na Liderança quando um gerente encoraja seus Funcionários a formular novas estratégias.  Vemos isso em casa quando os Pais tem uma reunião de familia para guiar seus filhos por meio de hábitos e comportamentos conscientes, em lugar de simplesmente ditarem regras.

Cont. 


segunda-feira, 5 de agosto de 2024

PAPEL DO HOMEM NA TERRA




Homens foram criados para governar desde a criação do Mundo mas não é o que se pode observar nos dias actuais.

Vamos visitar as escrituras no livro de:  Gênesis 1:27. Criou, pois, Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. 28. Então Deus os abençoou e lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos; enchei a terra e sujeitai -a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se arrastam sobre a terra.

Como vimos no versículo anterior Deus fez o homem e a mulher como dominadores do resto das espécies. 

Hoje em dia notamos que há uma tendência de exploração do homem pelo homem, porquê?

O que está acontecer com os homens para que haja inversão de papeis?

O pensamento de Deus foi de que o homem seria administrador na terra, ele seria revestido de autoridade total para cuidar e desenvolver a vida no planeta.

Nos dias de hoje nota-se que o homem está sendo dominado pelos vícios, redes sociais, preguiça, medo de desagradar, masturbação, pornografia, inimizades, videogames, adultério, falsas ideologias, ganância, moda, raiva, orgulho, timidez, temperamento, opiniões dos outros, etc.

E por conta disso nota-se uma paralização da vida das pessoas. Havendo no entanto uma necessidade de um despertar ⏰. 

Como? Leia histórias na bíblia de homens que exerceram o domínio.

JOSÉ 

José filho de Israel (Jacó) conhecido como José de Egipto apesar de ter sido vendido como escravo no Egipto ele exerceu domínio naquele lugar. José na terra do Egipto passou por grandes aflições chegou na condição de escravo, foi preso injustamente e na prisão foi esquecido por algum tempo. Foi no meio a grandes desafios que Deus chamou ele para governar levando ele a um alto escalão do governo do Egipto onde a palavra do José só estava abaixo da palavra do Faraó. Significa que a vida do José deu um salto significativo e ele exerceu autoridade como escolhido de Deus. Ele foi fiel cumprindo os mandamentos de Deus em toda a sua trajetória. José foi um bom exemplo de domínio pela política e administração. Não um domínio tirânico e autoritário e sim um domínio de cuidado e benevolência. 
 José usou sua autoridade para cuidar da terra do Egipto e de todos os habitantes a sua volta.  No tempo da crise no Egipto, José exerceu domínio tendo conseguido alimentar o povo de Egipto e a sua família. 

DANIEL 

Leia o livro de Daniel 6

Daniel 6:5. Pelo que estes homens disseram: Nunca acharemos ocasião alguma contra este Daniel, a menos que a procuremos no que diz respeito a lei do seu Deus.
10. Quando Daniel soube que o edital estava assinado, entrou em sua casa, no seu quarto em cima, onde estavam abertas as janelas que davam para o lado de Jerusalém; e três vezes no dia se punha de joelhos e orava, e dava graças diante do seu Deus, como também antes costumava fazer.
11. Então aqueles homens foram juntos, e acharam a Daniel orando e suplicando diante do seu Deus.
12. Depois se foram à presença do rei e lhe perguntaram no tocante ao interdito real: Porventura não assinaste um interdito pelo qual todo homem que fizesse uma petição a qualquer deus, ou a qualquer homem por espaço de trinta dias, exceto a ti, ó rei, fosse lançado na cova dos leões? Respondeu o rei, e disse: Esta palavra é certa, conforme a lei dos medos e dos persas, que não se pode revogar.
13. Então responderam ao rei, dizendo-lhe Esse Daniel, que é dos exilados de Judá, e não tem feito caso de ti, ó rei, nem do interdito que assinaste; antes três vezes por dia faz a sua oração.
14. Ouvindo então o rei a notícia, ficou muito penalizado, e a favor de Daniel propôs dentro do seu coração livrá-lo; e até o pôr do sol trabalhou para o salvar.
15. Nisso aqueles homens foram juntos ao rei, e lhe disseram: Sabe, ó rei, que é lei dos medos e persas que nenhum interdito ou decreto que o rei estabelecer, se pode mudar.
16. Então o rei deu ordem, e trouxeram Daniel, e o lançaram na cova dos leões. Ora, disse o rei a Daniel: O teu Deus, a quem tu continuamente serves, ele te livrará.
17. E uma pedra foi trazida e posta sobre a boca da cova; e o rei a selou com o seu anel e com o anel dos seus grandes, para que no tocante a Daniel nada se mudasse:
18. Depois o rei se dirigiu para o seu palácio, e passou a noite em jejum; e não foram trazidos à sua presença instrumentos de música, e fugiu dele o sono.
19. Então o rei se levantou ao romper do dia, e foi com pressa à cova dos leões.
20. E, chegando-se à cova, chamou por Daniel com voz triste; e disse o rei a Daniel: Ó Daniel, servo do Deus vivo, dar-se-ia o caso que o teu Deus, a quem tu continuamente serves, tenha podido livrar-te dos leões?
21. Então Daniel falou ao rei: Ó rei, vive para sempre.
22. O meu Deus enviou o seu anjo, e fechou a boca dos leões, e eles não me fizeram mal algum; porque foi achada em mim inocência diante dele; e também diante de ti, ó rei, não tenho cometido delito algum.
23. Então o rei muito se alegrou, e mandou tirar a Daniel da cova. Assim foi tirado Daniel da cova, e não se achou nele lesão alguma, porque ele havia confiado em seu Deus.
24. E o rei deu ordem, e foram trazidos aqueles homens que tinham acusado Daniel, e foram lançados na cova dos leões, eles, seus filhos e suas mulheres; e ainda não tinham chegado ao fundo da cova quando os leões se apoderaram deles, e lhes esmigalharam todos os ossos.
25. Então o rei Dario escreveu a todos os povos, nações e línguas que moram em toda a terra: Paz vos seja multiplicada.
26. Com isto faço um decreto, pelo qual em todo o domínio do meu reino os homens tremam e temam perante o Deus de Daniel; porque ele é o Deus vivo, e permanece para sempre; e o seu reino nunca será destruído; o seu domínio durará até o fim.

Veja algo interessante na história do Daniel o rei disse para que todos os homens temam perante o Deus de Daniel porque ele percebeu que o Deus de Daniel se manifestou de forma tremenda e ele exerceu domínio sobre a situação. 

Ao lermos a história de José e Daniel encontramos algo em comum o temor a Deus e o respeito pelos mandamentos estabelecidos por Deus o que fez com que ambos exercessem o domínio no local onde se encontravam. 

A Bíblia Sagrada no livro de 1 Tessalonicenses 4:4 que diz: que cada um de vós saiba possuir o seu vaso em santidade e honra. 5 não na paixão da concupiscência, como os gentios que não conhecem a Deus;

A prática do pecado e a desobediência deram lugar a entrada do mal. Mas o livros de 1 de Tessalonicenses 4: 4 ensina que é necessário que cada um seja santo porque Deus é Santo. E não na prática de acções que possam leva-lo a perdição. Comece desde já a recuperar o domínio através da busca incessante pela face de Deus e pela instrução preparatória para que saiba como exercer autoridade e tomar as decisões acertadas. 





O PAPEL DA OBEDIÊNCIA PARA A SALVAÇÃO DO HOMEM

Hoje vamos falar do papel da obediência para a  Salvação do Homem Palavra chave  Obediência & Salvação   Se ouvires atentamente a voz d...