O homem perverso provoca dissensão, e o que espalha boatos afasta bons amigos (Provérbios 16:28)
Introdução
O facto de você pertencer a uma igreja é um passaporte para a prática do pecado de forma deliberada?
Hoje queremos falar de como conservar a liberdade Cristã. Vamos?
Liberdade tem origem no latim libertas e significa a condição de um indivíduo que possui o direito de fazer escolhas automaticamente de acordo com a sua própria vontade ( Meneses, Pedro).
Liberdade é um dos temas de estudo na disciplina de filosofia, onde Aristóteles define como possibilidade de realizar escolhas orientadas pela vontade. Mas a liberdade deve ser acompanhada pelo conhecimento.
O que seria liberdade Cristã?
Você é liberto da personalidade de pecado pela fé “E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará” (João 8:32).
Em Cristo a liberdade é identificada como livre árbitro. Cada indivíduo é livre para praticar o bem ou o mal. Contudo a honra é a herança dos sábios, mas o Senhor expõe os tolos ao ridículo ( (Provérbios, 3:35).
Já que desprezaram o conhecimento de Deus, ele os entregou a uma disposição mental reprovável, para praticarem o que não deviam (Romanos 1:28).
A seguir relata-se a vida de uma mulher que é cristã mas continua vivendo com base aos costumes ou padrões deste Mundo, o que acaba confundindo não só a ela, como também a sociedade. Conheça a Celeste e o gozo da liberdade cristã.
Factos Reais
Celeste é uma mulher de 40 anos, casada e mãe de três (3) filhos. Apesar de ter aceite Jesus como seu Senhor e Salvador, continua fofoqueira e causadora de dissensões no seio familiar na comunidade e na igreja onde congrega. Vários irmãos já saíram da igreja devido a informações falsas que a Celeste pôs a circular.
A Celeste é muito simpática com todos e por conta disso facilmente faz amizades com diferentes pessoas, mas a fraqueza que ela tem na fofoca faz com que crie dissensões na sua comunidade.
Porque ela é serva, ás 05 horas da manhã antes do trabalho, Celeste vai dirigir o culto matinal com a participação de algumas irmãs intercessoras, mas às dezoito horas (18) depois do trabalho está com o grupo de amigas chamado "Forever" a levar um papo em dia enquanto bebem e dançam musicas seculares com conteúdos que deixam a desejar já que o lema é a vida é uma só vez.
Celeste é casada mas o seu marido é descrente. No entanto nunca a proibiu de frequentar a igreja porque acredita que igreja é o lugar em que procura-se pessoas que irão fazer o funeral quando uma pessoa da família perder a vida.
Celeste não tem paz porque todos os dias tem de resolver problemas que são causados por ela de forma consciente ou inconsciente. E ao chegar em casa ela grita com seus filhos e os insulta. Quando eles questionam sobre o seu procedimento ela diz: "não me faça sair do espírito satanás, a casa é minha e os incomodados que se retirem, eu sou filha de Deus e não é por acaso que sirvo na igreja, quem é você para falar assim comigo, mais respeito!
Os filhos da Celeste não a respeitam porque a consideram uma pessoa sem responsabilidade por conta da vida que ela leva, a dupla personalidade.
Estamos diante de uma situação real que é vivenciada por muitas pessoas, o gozo da liberdade cristã.
Como conservar a liberdade Cristã?
Base Bíblica
Provérbios 3:35; 12:20; 26:28;
João, 8:32;
Gálatas 5 e 6;
Efésios, 2:1-8,10
Exortação a conservar a liberdade cristã
A bíblia revela que, se você está em Cristo Jesus, fique firme e não torne a meter -se debaixo do jugo da servidão do pecado.
Se foi chamado a liberdade, não use da liberdade para dar ocasião à carne, mas sirva aos outros em amor.
A bíblia ensina que existem obras da carne e o fruto do Espírito.
As obras da carne e o fruto do Espírito
A palavra fala da necessidade de Andar em Espírito, e não cumprir a concupiscência da carne.
Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes se opõem um ao outro, para que não façais o que quereis mas é sempre importante que continue firme seguindo os princípios.
Abaixo encontramos as obras da carne:
Mas o fruto do Espírito é
- amor,
- alegria,
- paz,
- paciência,
- amabilidade,
- bondade,
- fidelidade,
Os que pertencem a Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e os seus desejos.
Apóstolo Paulo exorta-nos a não sermos presunçosos, provocando uns aos outros e tendo inveja uns dos outros. Mas a sermos pacientes com aqueles que nos ofendem e que os tratemos com espírito de mansidão.
Examine os próprios atos e se existe alguma coisa errada lute para mudar. Lute para deixar o orgulho, a ira, as dissensões e todas as obras da carne que ainda continuam exercendo domínio sobre si.
Lembre -se, de Deus não se zomba. Pois o que o homem semear isso também colherá. Quem semeia para a sua carne, da carne colherá destruição; mas quem semeia para o Espírito do Espírito colherá a vida eterna. E não se canse de fazer o bem, pois no tempo certo colherá, se não desanimar.
Conclusão
No coração dos que maquinam o mal há engano ( provérbios, 12:20). Uma pessoa que pratica continuamente o mal não será próspera. Porque o mal que ela imagina e prática será sua ruína.
A Bíblia revela que Cristo nos vivificou estando nós mortos em ofensas e pecados, nos quais costumamos viver. Anteriormente, todos nós também vivíamos entre eles, satisfazendo as vontades da nossa carne, seguindo os nossos desejos e pensamentos. Como os outros, éramos por natureza merecedores da ira. Todavia, Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou, deu-nos vida com Cristo quando ainda estávamos mortos em transgressões. Deus nos ressuscitou com Cristo e com ele nos fez assentar nas regiões celestiais em Cristo Jesus, para mostrar, nas eras que hão de vir, a incomparável riqueza de sua graça, demonstrada em sua bondade para conosco em Cristo Jesus. Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou antes para nós as praticarmos.(Efésios 2.1-8, 10)
Celeste é só um exemplo de várias pessoas que fazem parte da congregação religiosa usando da liberdade cristã para a prática do pecado mas a palavra diz os que cometem tais coisas não herdarão o Reino de Deus.
Liberdade Cristã é ser livre do pecado, da culpa, da condenação por meio de Cristo, não para viver na libertinagem mas para amar e servir a Deus e aos outros usando essa liberdade para glorificar a Deus e edificar aos outros, não para satisfazer a carne ou transgredir a lei. É a liberdade de consciência para viver segundo o Espírito sendo servo por amor e não um pretexto para a imoralidade ou para julgar aos outros.
Contudo a Celeste precisa lutar para vencer o pecado e receber os frutos do Espírito que são mencionados ao longo do texto.
Fontes
https://www.significados.com.br/liberdade/ 15.01.26 10h 56 min
Bíblia sagrada: Nova Versão Internacional
LIANDRA LANGA, 2026