sábado, 13 de dezembro de 2025

A POSTURA DO CORAÇÃO QUE CRÊ

Base Bíblica: Filipenses 4:6; João 11:40–43; Êxodo 19:9

Quando alguém se encontra diante de uma situação difícil e escolhe lamentar ou murmurar, deixa de adorar a Deus e, ainda que involuntariamente, passa a agir como se existissem impossíveis no departamento de Deus. Não existem impossibilidades para Deus, mas sim oportunidades para o Seu poder se manifestar de forma sobrenatural.

A murmuração revela um coração desalinhado da fé. Por isso, em vez de murmurar, é necessário desenvolver o hábito de abrir a boca e adorar, mesmo antes de ver o resultado, e começar a declarar com convicção:

- “Senhor, eu agradeço pela minha cura, pela minha promessa, pela minha casa

e pela minha libertação.”

Esta é a postura de um coração que crê: substituir a lamentação pela adoração, confiar nas promessas e manter-se alinhado com aquilo que Deus já declarou.

Apóstolo Siloé Betel

sábado, 27 de setembro de 2025

SEGREDOS PARA CAPTAR UMA GRAÇA


Compreender a graça é essencial, pois tudo quanto você deseja alcançar ou que Deus deseja realizar em si depende dela. Deus envia a graça em tempos determinados, e cabe a si discerni -la, não permitindo que saia sem se manifestar plenamente na sua vida.

Abraão é um exemplo vivo: a promessa já existia, mas só quando recebeu os visitantes e os serviu é que a graça começou a agir. A graça não está à venda, mas possui formas espirituais de troca, e cada promessa exige reconhecer e valorizar quem a traz.

Existem quatro formas principais para captar a graça na vida de um ungido/a, de acordo com a maneira como ela se manifesta:

1. Honra

A graça não permanece onde não há honra. Pode até entrar, mas jamais permanecerá num ambiente que não a valorize. A graça não depende apenas de quem a traz, mas sobretudo de quem a recebe com reverência, respeito e coração submisso a Deus.

2.

A Bíblia, em João 1:12, declara: “Mas a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus”.

Deus envia a graça para cumprir promessas. Algumas vezes ela chega até si; outras vezes exige que você se aproxime com fé activa, confiando que aquilo que é invisível está sendo realizado no seu espírito.

3. Contacto (três formas)

Toque:

Há graças que só se manifestam quando você toca nelas em fé viva, assim como a mulher com fluxo de sangue tocou a orla das vestes de Jesus. Ele declarou: “Alguém me tocou, porque de mim saiu virtude”.

Visão:

Algumas graças são despertadas ao observar a unção de Deus em alguém. Ver a manifestação do Espírito, os sinais e milagres que Deus opera, activa a mesma graça no seu espírito. Eliseu recebeu a porção dobrada apenas quando viu Elias ser tomado. Assistir à obra de Deus em outros desperta fé e libera graça em quem observa.

Ouvir:

A graça também se transmite pelo ouvir. Ouvir a ministração de um ungido, a Palavra de Deus, cânticos, orações ou mensagens espirituais em áudio e vídeo pode liberar unção e ativar a graça sobre si.

Exemplo: Maria foi ao encontro de Isabel, e ao saudá-la, a criança no ventre saltou; ambas foram cheias do Espírito Santo. Assim também acontece na Igreja: a fé se manifesta quando se sente o poder de Deus fluir através do portador da graça, como Jesus disse: “Saiu poder de mim, porque alguém me tocou”.

4. Plantar

Plantar, em Deus, significa depositar com fé, amor e generosidade, preparando, desta forma, um terreno fértil para que a graça de Deus se manifeste. Cada acto de bondade, oração, serviço ou sacrifício cria condições para o sobrenatural agir. A colheita pode não ser imediata, mas Deus recompensa cada semeadura feita em obediência.

A graça é enviada por Deus para cumprir promessas, mas para captá- la é necessário honrar, crer, tocar, assistir, ouvir e semear com fé.

#OraVemSenhorJesus

Ministério Tabernáculo de Oração raiz de Davi, 21.09.25


segunda-feira, 1 de setembro de 2025

DE QUEM É A CULPA?


Naquele tempo, muitos ficarão escandalizados, trairão e odiarão uns aos outros. Devido ao aumento da maldade, o amor de muitos esfriará (Mateus 24:10, 12) 

" A  Prostituta do bairro"

Biba é uma jovem de 28 anos de idade, solteira e mãe de 4 filhos.  Vive na província da Zambézia, na cidade de Mocuba num condomínio de MTS (mulheres trabalhadoras de Sexo). 

Para ganhar a vida, Biba vai a rua X a procura de clientes que ajudam na satisfação das suas necessidades básicas.  Biba é uma prostituta assumida e com orgulho do trabalho que faz. 

Já que tem um restaurante e bar próximo a sua residência, ás 12 horas de cada dia, Biba vai até lá e fica á espera de potenciais clientes dentre eles homens casados ou não que tem almoçado naquele lugar. Na oportunidade faz promoção dos seus serviços. 

No final de semana Biba chega a atender mais de 20 homens. Nos dias de menor fluxo varia de 2 até 5 clientes. 

Era daqueles dias de menor fluxo de pessoal e a Biba estava já stressada devido a muitas coisas pendentes. E  de repente surge um homem misterioso que viu uma oportunidade de mudar a vida da Biba. Aquele homem já estava familiarizado com a Biba porque sempre a via naquele lugar indo de mesa em mesa perguntando se alguém precisaria de uma sobremesa humana. Ele sabia que algures existia um prostíbulo e por conta disso, várias MTS frequentavam naquele bar. 

Aquele homem estava disposto a aceitar o convite da Biba assim que chegasse a sua mesa. 

Como de costume, Biba com as suas saias bem curtas e transparentes continuava procurando seus clientes sem sucessos e de repente ela ouve uma voz bem suave doutro lado da mesa que diz, Biba hoje eu quero.. Para Biba aquela era uma pessoa improvável porque a sua postura mostrava que não era um homem comum.  Biba respira fundo sem saber o que dizer mas, a barriga dela já roncava e o que precisava naquela instante era uma solução não interessando de quem ou de onde viesse.

Biba olha para ele e  pergunta se têm um local privado da sua preferência, ele diz não. Contudo Biba decide levar ele a sua residência. Chegado lá, Biba já se preparava para entrar em acção porque não tem tempo a perder, o homem pergunta quanto custa uma hora e ela diz 150 MT. O homem fingiu não ter escutado bem e volta a fazer a questão, e desta vez ela diz pode me dar 100 MT porque já são 14 horas e ainda não atendi ninguém, preciso desse valor para fazer almoço. 

O homem disse, olha Biba eu não quero fazer relações sexuais mas quero ajudar você a sair dessa vida. Você é uma mulher linda 🌺 e vejo que verdadeiramente podes ser bastante útil noutro lugar, Deus te ama e tem o melhor para si. Biba olha para ele e começa a chorar 😭 dizendo: 

"...não sei quem é você e porquê me faz essa proposta, mas se você quer saber eu faço este trabalho porque eu gosto e não pretendo deixar porque já não me vejo fazendo coisas para impressionar uma sociedade doente. Tentei ser uma pessoa que a sociedade ou os padrões do mundo estabeleceram, mas já chega, cansei de viver com pessoas que julgam sem conhecer. Cansei de fazer de contas que sou igual ás outras mulheres do lar enquanto não, eu sou Prostituta, sim isso mesmo uma prostituta assumida, não me envergonho do que faço porque nasci para isto. 

Eu tentei ser mãe de família, mas sabe o que aconteceu? Fui traída e violentada sem motivos. Nunca fui feliz com nenhum homem, cada filho tem seu próprio pai porque eu tentava achar alguém que me pudesse completar e sabe o que aconteceu? Eles me usavam e jogavam fora, essa foi uma mensagem clara que recebi que afinal preciso assumir o meu Eu, a minha identidade 🪪.

Biba conta uma história de rejeição desde o ventre. A mãe engravidou e o pai dela não aceitou assumir a gravidez, e por conta disso, a mãe  tentou abortar sem sucessos e ao dar parto sentia nojo da criança pois lembrava a dor da rejeição que sofreu no pai. Como consequência, a Biba não recebeu amor ❤️ nem carinho da sua mãe porque via nela o erro da sua vida. A mãe da Biba teve que parar de estudar por conta da gravidez e viu seus sonhos interrompidos. 

A Biba cresce sentindo-se rejeitada pela mãe, pela família e pela sociedade porque é uma pessoa sem paternidade assumida ou seja uma pessoa sem pai. 

Afinal de quem é a culpa? Da Biba? Da mãe? Do pai? Ou da sociedade?

Não é sobre Biba que queremos falar mas de Julgamento

O que é Julgamento?

Julgamento é acto ou efeito de emitir um juízo. Em Direito Julgamento é decisão final sobre um processo, sentença. É uma audiência em que se produzem, se analisam e se criticam todas provas ( Infopédia, dicionário porto editora, 01 de Setembro, 09:30).

Para o dicionário de filosofia e Ciências Naturais, Julgamento é  julgar, é decidir, avaliar, formar um juízo acerca de alguma coisa.

Ao lermos a bíblia encontramos versículos que falam sobre a importância de não fazer julgamentos pois seremos julgados na mesma medida que usamos para julgar os outros e que cada um prestará contas a Deus por suas acções. 

Em Mateus 7:1 lemos,  Não julgueis, para que não sejais julgados. 2. Porque com o juízo com que julgais, sereis julgados; e com a medida com que medis vos medirão a vós. 

Em João 7:24 a palavra diz  não julgueis pela aparência mas julgai segundo o reto juízo

Hoje em dia vimos e ouvimos pessoas fazendo juízo de valor baseado em aparências. Mas entenda uma coisa,  não podemos julgar pela aparência mas precisamos ir mais fundo para perceber o que está na origem de cada comportamento das pessoas. Tem pessoas que foram rejeitadas pelos seus país, não sabem o que é amor porque nunca foram amadas de facto e você chega para julgar devido o seu proceder mas você não entrou a fundo para poder ajudar a pessoa a ter uma atitude melhor.

Em João 8 fala-se de uma mulher que foi encontrada em flagrante adultério. A bíblia fala que os Escribas e Fariseus levaram a mulher até Jesus. Leia mais:

João 8:3. Então os escribas e fariseus trouxeram-lhe uma mulher apanhada em adultério; e pondo-a no meio, 4. disseram-lhe: Mestre, esta mulher foi apanhada em flagrante adultério. 5. Ora, Moisés nos ordena na lei que as tais sejam apedrejadas. Tu, pois, que dizes? 6. Isto diziam eles, tentando-o, para terem de que o acusar. Jesus, porém, inclinando-se, começou a escrever no chão com o dedo. 7. Mas, como insistissem em perguntar-lhe, ergueu-se e disse-lhes: Aquele dentre vós que está sem pecado seja o primeiro que lhe atire uma pedra. 9. Quando ouviram isto foram saindo um a um, a começar pelos mais velhos, até os últimos; ficou só Jesus, e a mulher ali em pé. 10. Então, erguendo-se Jesus e não vendo a ninguém senão a mulher, perguntou-lhe: Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou? 11. Respondeu ela: Ninguém, Senhor. E disse-lhe Jesus: Nem eu te condeno; vai-te, e não peques mais.

Jesus diz algo interessante: aquele que dentre vós não tem pecado, seja o primeiro a lançar a pedra contra ela. 

Quem sou eu para julgar as atitudes, a vida ou o trabalho de alguém. Jesus ensina- nos sobre a importância de evitar julgamentos equivocados a outras pessoas.

Como evitar Julgamentos desnecessários:

Partindo do pressuposto de que não podemos julgar as pessoas para condena -las mas para distinguir o certo do errado e promover o bem, devemos olhar para nós mesmos antes de julgar outras pessoas porque podemos condenar a nós próprios. Tem vezes que apontamos os erros dos outros enquanto nós somos piores do que eles. Deus conhece as nossas falhas e a Ele somente pertence ao julgamento porque ele vê o oculto. Tem pessoas que as vemos praticando certos erros movidos por falta de amor porque não aprenderam o real sentido do amor 😍. 

Tem momentos que a nossa opinião não é tão importante.  Pois como haveria eu de julgar os de fora da igreja? Não devem vocês julgar os que estão dentro? Deus julgará os de fora (1 Coríntios 5:12-13).

 O que fazer ?

Faça tudo em amor

Quem ama não quer condenar o seu irmão mas ajuda -lo.

Análise tudo a luz da bíblia 

Tenha certeza se tua opinião é baseada na palavra de Deus 

Cuidado com as aparências 

Não julguem apenas pela aparência, mas façam julgamentos justos” (João 7:24)

Olhe para você mesmo

Antes de falar veja se você é bom exemplo dos princípios que defende? Se não for admita e melhor é ficar em silêncio 🔇.

Seja sincera, mas compreensível

Tente compreender o outro lado da questão 

Seja tolerante

Tolerar é suportar em amor quem age de maneira que você acha que é errada. Não é concordar, nem ficar calado sobre o assunto;

Evite polémica 

A controvérsia muitas vezes leva á troca de palavras duras e divisões entre as pessoas,  se a conversa for nessa direcção abandone-a.

Mas, se alguém quiser fazer polêmica a esse respeito, nós não temos esse costume nem as igrejas de Deus. ( 1 Coríntios 11:16 ).

Hoje em dia procede-se constantemente com julgamentos de comparação onde aplicam-se conceitos de maior ou menor, decidi-se por este ou aquele. 

Quem somos nós para julgar? Senão pessoas falhas, mas enquanto não descobrem os nossos pecados, nos sentimos sãos a ponto de questionar, humilhar ou tratar as pessoas segundo o juízo que fizemos delas.

Julgamento correcto aos olhos de Deus

Vamos analisar tudo a luz das escrituras 

A Bíblia fala-nos de um homem sábio que fez julgamento de um caso que envolvia duas mulheres em que uma delas havia perdido o seu filho e acabou roubando o da outra. Para mais entendimento sugerimos que continue a leitura.

Certo dia duas prostitutas compareceram diante do rei. Uma delas disse: “Ah meu senhor! Esta mulher mora comigo na mesma casa. Eu dei à luz um filho e ela estava comigo na casa. Três dias depois de nascer o meu filho, esta mulher também deu à luz um filho. Estávamos sozinhas; não havia mais ninguém na casa.

Então ela se levantou no meio da noite e pegou o meu filho enquanto eu, tua serva, dormia, e o pôs ao seu lado. E pôs o filho dela, morto, ao meu lado. Ao levantar-me de madrugada para amamentar o meu filho, ele estava morto. Mas, quando olhei bem para ele de manhã, vi que não era o filho que eu dera à luz”.

A outra mulher disse: “Não! O que está vivo é meu filho; o morto é seu”.

Mas a primeira insistia: “Não! O morto é seu; o vivo é meu”. Assim elas discutiram diante do rei.

O rei disse: “Esta afirma: ‘Meu filho está vivo, e o seu filho está morto’, enquanto aquela diz: ‘Não! Seu filho está morto, e o meu está vivo’ ”.

Ele ordenou: “Cortem a criança viva ao meio e deem metade a uma e metade à outra”.

A mãe do filho que estava vivo, movida pela compaixão materna, clamou: “Por favor, meu senhor, dê a criança viva a ela! Não a mate!”

A outra, porém, disse: “Não será nem minha nem sua. Cortem-na ao meio!”

Então o rei deu o seu veredicto: “Não matem a criança! Deem-na à primeira mulher. Ela é a mãe”.

Quando todo o Israel ouviu o veredicto do rei, passou a respeita -lo profundamente, pois viu que a sabedoria de Deus estava nele para fazer justiça. (1 Reis 3.16-18, 20-23, 25-28).

Quem fez o Julgamento foi o homem mais sábio segundo a Bíblia, o Salomão filho do Rei David.

Olhando para a história seria de facto complicado o julgamento mas ele fez um justo juízo e sem precisar atacar, injuriar ou ofender as Mulheres conseguiu saber quem era a mãe da criança. 

Conclusão 

Este trabalho não é sobre Biba mas usamos ela como exemplo para demostrar como é que são feitos os julgamentos no dia a dia. As vezes julgamos sem o conhecimento da verdade.

Biba é um exemplo de mulher que  frequentemente é julgada pela sociedade por causa do tipo de vida que ela escolheu.

Porquê ela escolheu prostituição? Não havia outro trabalho digno? Será que ela não poderia fazer um negócio? Porque ela não faz a, b, c ou d? Biba é uma vergonha na família...

São apenas comentários e especulações mas a realidade mostra que Biba nunca foi amada de verdade. Biba é uma pessoa amargurada e frustrada. Biba encontra no trabalho dela refúgio para se esconder da própria realidade que grita em seus ouvidos. Constantemente ela ouve palavras do tipo:  você não presta, não vale nada. Biba se você fosse mulher de verdade teria engravidado de 4 pessoas diferentes? Biba será que você não vê que não é bom exemplo para os nossos filhos?  Nós não queremos que os nossos filhos brinquem com filhos de uma prostituta e por aí vai. 

De quem é a culpa? O que se espera dos filhos da Biba?

Qual é o seu papel  e da sociedade em geral perante Biba e os seus filhos se pretendem ver uma sociedade de valores morais adequados?

Escreva nos comentários e seja abençoado❤️!

Juntos por uma sociedade melhor !

terça-feira, 25 de fevereiro de 2025

DUVIDE DAS SUAS DÚVIDAS ANTES DE AFOGAR -SE NAS ÁGUAS DA VIDA


Duvidei tanto do meu esposo que acabei me afogando nas águas da indecisão ( Matilde).

Introdução 

A dúvida é uma experiência vivenciada por muitas pessoas e é um obstáculo a ser superado. 

Pois é, antes de avançarmos vamos trazer um exemplo de dúvida para melhor compreensão:

"... Sou uma mulher casada há 5 anos, com uma família linda 🌺 e maravilhosa. Eu e meu marido temos um filho de  dois (2) anos  e actualmente estou grávida de 8 meses.  Ontem enquanto meu marido tomava banho 🧼o celular dele tocou e ele imediatamente saiu correndo para atender. Não entendi qual era a necessidade de sair correndo para levar o celular se não tem nada a esconder. Amo meu marido e a minha família mas não sei se posso continuar nessa relação... " !?

Como pode ver no texto acima, dúvida sempre supõe um estado de incerteza. Dúvida mostra uma certa insegurança, indecisão, indeterminação. No caso da Mulher grávida, que vamos chamar de Matilde, está insegura em relação ao seu casamento porque desconfia que o seu marido esteja a traindo. 

O que seria dúvida

Dúvida é falta de certeza em relação a um determinado assunto. Incerteza sobre a veracidade de um facto. 

A dúvida é uma escolha. Podemos sim decidir ou escolher confiar em invés de duvidar

Este trabalho não é baseado na história da mulher, apenas usamos Matilde como exemplo  para melhor compreensão do real sentido da palavra dúvida. 

O que queremos transmitir é que você tenha entendimento do significado da dúvida para se livrar dela e viver feliz e em paz.

Jesus dizia que quem duvida é como as ondas do mar, que o vento leva de um lado para o outro.

Mateus 21:21. Jesus, porém, respondeu-lhes: Em verdade vos digo que, se tiverdes fé e não duvidardes, não só fareis o que foi feito à figueira, mas até, se a este monte disserdes: Ergue-te e lança-te no mar, isso será feito;

Queres viver melhor? 

Evite criar dúvidas que podem lhe levar a destruição. A dúvida nalguns momentos é uma sugestão do inimigo.

A Joice Mayer diz que a Dúvida é uma escolha. E  é a tática de guerra  do diabo contra nossa mente. 

Como você pode escolher seus próprios pensamentos, quando a dúvida vier, você deverá aprender a recolhe- la pelo que ela é e dizer: não, obrigada. E continuar crendo. A escolha é sua.

Assim como a Joice nos aconselha, é importante que tenhamos fé e não duvidar. 

Já que Tome tinha dúvidas se realmente Jesus havia ressuscitado a palavra no livro de  João 20:27 diz, depois disse a Tomé: Chega aqui o teu dedo, e vê as minhas mãos; chega a tua mão, e mete-a no meu lado; e não mais sejas incrédulo, mas crente.

Em João 20:25 podemos ler:  Diziam-lhe, pois outros discípulos: Vimos o Senhor. Ele, porém, lhes respondeu: Se eu não vir o sinal dos cravos nas mãos, e não meter a mão no seu lado, de maneira nenhuma crerei. Tomé queria ver para crer. Essa é a atitude de muitas pessoas. Querem ver para crer e não o contrário.

Mas aprendemos no livro de Lucas 24, a não duvidarmos. 

Veja:

Ele, porém, lhes disse: Por que estais perturbados? e por que surgem dúvidas em vossos corações? (Lucas 24:38)

As dúvidas em nossos corações fazem com que cometamos vários erros. Havendo necessidade de trabalharmos a nossa fé assim como Jesus ensinou aos seus discípulos.

No livro de Mateus 14:31,  imediatamente estendeu Jesus a mão, segurou-o, e disse-lhe: Homem de pouca fé, por que duvidaste?

Não era suposto que Pedro duvidasse porque ele já tinha tido a orientação do mestre que ele podia andar por cima das águas. Leia mais ...

Mateus 14:28 Respondeu-lhe Pedro: Senhor! se és tu, manda-me ir ter contigo sobre as águas. 29. Disse-lhe ele: Vem. Pedro, descendo do barco, e andando sobre as águas, foi ao encontro de Jesus. 30. Mas, sentindo o vento, teve medo; e, começando a submergir, clamou: Senhor, salva-me. 

O que aconteceu com Pedro já aconteceu com você também. Tem vezes que você está tão confiante em relação a uma determinada questão, mas imediatamente vem a dúvida e começa a distração. E veja que quando isso acontece você cai e começa a clamar para que Jesus o levante.

Daí que em Judas 1:22 a palavra diz:  Tenham compaixão daqueles que duvidam.

Conclusão 

Caro leitor, a dúvida é uma porta que o diabo abre para entrar na sua vida. Preste atenção quando o medo, a confusão, o desânimo e o desespero causados pela dúvida inundam o seu coração ❤️, porque pode ser o inimigo tentando roubar a sua alegria, confiança e a sua paz. 

Lembra que a dúvida revela falta de confiança e no entanto, pode trazer consequências negativas, como estresse, ansiedade e interferência na tomada de decisões.  

Deus sabe do que precisamos antes de pedirmos. Havendo necessidade de simplesmente fazermos nossos pedidos conhecidos dEle. A dúvida e a preocupação não nos ajudarão de jeito nenhum, só retardará o nosso processo. 

Como lidar com a  dúvida?

-  Aceite a realidade, ou seja, o que não pode ser mudado;

- viva um dia de cada vez;

-Decida não duvidar ;

- Siga em frente sem temer a falta de respostas;

-Peça sabedoria em Deus;

- Ignore seus sentimentos e confie nas promessas de Deus 🙌.

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2025

FÉ MAIOR QUE OS PROBLEMAS - HISTÓRIA DE SUPERAÇÃO

Eu venci insuficiência Renal ( Léo)


Os que esperam no Senhor renovarão as suas forças; subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; andarão, e não se fatigarão ( Isaías, 40:31).


Introdução 

Há momentos na vida em que nos deparamos com situações tão difíceis que olhamos para todos os lados em busca de respostas sem sucesso.

Estás em uma situação complexa que já buscou ajuda em todos os lugares e não encontrou a solução? Nós trazemos uma solução para a sua dor, cansaço, e ou dificuldade. 

Em todos os problemas você deve aprender a assumir uma atitude positiva e optimista. 

Hoje falamos da fé para vencer os problemas e adversidades da vida. Se você já tentou ser um homem ou uma mulher de fé e foi complicado ou difícil para si apelo a leitura deste texto até ao final e com certeza irá terminar com uma opinião diferente. Vamos?

Afinal o que é ?

A é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se vêem ( Hebreus, 11:1).

A ajuda as pessoas a passarem por momentos conturbados em paz. Porque para superar as adversidades com esperança é preciso ter fé. Quanto maior for o problema maior será a fé necessária para superar, é verdade. 

A fé é como uma luz na escuridão. Veja o que diz a palavra, Disse Deus: haja luz. E houve luz ( Gênesis, 1:3). 

Para que houvesse luz 🕯️ foi necessária uma declaração vinda de Deus com fé e o que aconteceu? Houve luz. Compreendemos que Luz é ausência da escuridão.  A iluminação é a presença da luz, o que significa o fim do sofrimento. 

Acreditar que algo diferente pode acontecer em nossas vidas torna-se uma profecia auto- realizadora. Sendo que há uma necessidade de esperar sempre o melhor e não o pior e receberá segundo a sua fé. Leia a palavra no livro de Mateus 9:29. Então lhes tocou os olhos, dizendo: Seja-vos feito segundo a vossa fé.

Conceito de Problema 

Um problema é uma determinada questão ou assunto que requer uma solução. Problema é algo que perturba a paz e harmonia de alguém. 

Contextualização 

Vamos contar uma história de cura e restauração da saúde de um Jovem que padecia de uma enfermidade cruel chamada insuficiência renal. Vamos chamar este jovem de Léo para preservar a sua imagem. 

Léo é um Jovem trabalhador e bastante talentoso, mas um dia ele acordou com dificuldades de urinar. Quando foi ao hospital Léo foi diagnosticado uma insuficiência renal e as possibilidades de sobrevivência eram escassas. Ele ligou para nós bastante desesperado. "...Por favor doa um rim para mim, estou com insuficiência renal e para poder sobreviver preciso que alguém me doe um rim com urgência..." .

Na altura não seria possível satisfazer o pedido do Jovem, mas dissemos a ele " "...tenha fé em Deus e vai ficar tudo bem...". Pedimos a ele para orarmos e entregarmos a situação em Deus e com certeza Ele faria o impossível.

Léo faz parte de uma religião diferente da nossa e não acredita em Jesus, mas mesmo assim, falamos da existência de Jesus que cura e que somente precisava confiar Nele, entregando a sua enfermidade e suas dores. Léo disse está tudo bem, eu confio em Deus, vamos rezar. 

Quando ocorre a  insuficiência renal?

A insuficiência renal ocorre quando os rins não são capazes de filtrar devidamente os resíduos metabólicos do sangue (Anna Markina, MD, University of Califórnia).

Quando a insuficiência renal dura por algum tempo, a pressão arterial frequentemente sobe. Os rins perdem a capacidade de produção de quantidades suficientes de um hormônio (eritropoetina) que estimula a formação de novos glóbulos vermelhos, resultando em contagem baixa de glóbulos  vermelhos (anemia). 

A primeira consulta feita, os médicos diziam que ele estava numa situação grave que não viam solução para sua sobrevivência.

Oramos bastante e quando foi a consulta seguinte a médica disse que ele teve um progresso significativo. Algo que os médicos não conseguiam explicar cientificamente. Léo ligou para mim e disse por favor continuem orando por mim, a médica disse que há solução para o meu problema e que eu tive uma evolução significativa e os resultados são melhores que os primeiros., Ficamos muito felizes com a notícia do jovem e continuamos com as orações a favor da sua vida.

A palavra no livro de 1 Pedro 5:7 diz, lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós. Deus oferece esperança e paz em meio as aflições. Somente Deus pode resolver os nossos problemas. 

Dando continuidade a situação do Jovem Léo, depois da informação da médica, ele continuou confiando em Deus e ficamos a orar pela situação. Nisso, Léo acabou achando alguém que se disponibilizou para doação do Rim. Até aí estava tudo bem, mas a cirurgia devia ser feita na Índia e o valor necessário passava de um milhão de meticais. Léo não estava em condições de efectuar o pagamento do seu tratamento. No entanto pediu ajuda aos seus amigos e familiares para fazerem a campanha de angariação de fundos para viagem e  tratamento nas redes sociais. 

A contribuição era bastante lenta e Léo cada vez mais ficava apreensivo. Dissemos para ele que nada é impossível para Deus e que ficaria tudo bem. 

Em Marcos 10:27 a palavra diz que Jesus, fixando os olhos neles, respondeu: Para os homens é impossível, mas não para Deus; porque para Deus tudo é possível.

Léo ganhou ânimo quando um empresário ligou dizendo que se sensibilizou com a situação e que pagaria parte das despesas necessárias, que seria efectivamente a sua viagem e tratamento na Índia. Todos ficamos felizes mas o valor não incluía o pagamento das despesas da pessoa que faria a doação do Rim, que neste caso, seria a irmã do Léo. Contudo, precisaríamos de outro valor para o pagamento da viagem da irmã e de todas as despesas necessárias assim que estivessem na Índia.

Percebendo que o Léo estava ficando ansioso Conversamos uma vez mais com ele, "...entenda que não há limites para Deus. Você pode ser fraco mas Deus é forte. Não existe nenhum problema que Deus não possa resolver...".

Na verdade a luta é grande mas Deus é maior. Leia o que diz a palavra no livro de Romanos 8:31. Se Deus é por nós, quem será contra nós? Ninguém.

No momento em que ninguém esperava Léo recebeu uma ligação de mais uma pessoa que se sensibilizou com o caso de Léo e disse que faria o pagamento das despesas da doadora do Rim. Com valor completo na conta, Léo e a sua irmã viajaram para Índia. 

Chegados a Índia, Léo foi submetido a cirurgia de transplante do Rim que levou várias horas e finalmente pensou-se que estava tudo bem, que a cirurgia foi um sucesso. Mas não, dias depois Léo começou a ter hemorragia interna.

Amado Leitor entenda uma coisa, com Deus ao nosso lado não importa quão grandes sejam nossas lutas, ele é maior e está a nosso favor. Não deixe problemas apagarem a sua fé. Expresse sua fé e supere os problemas. 

Léo ficou desesperado quando ouviu que devia ser submetido a outra cirurgia porque houve falha na primeira. Na situação do Léo era normal o desespero por conta da situação em si e por terem falado que a probabilidade de sobreviver era menor. Léo usou a fé que tinha e orou pedindo a Deus que o livrasse da enfermidade. 

Porque Léo precisou orar antes da cirurgia? 

É por uma simples razão. Ainda que nós estivéssemos orando por Léo não era suficiente, ele devia orar também crendo na própria cura e restauração da sua saúde. 

Às vezes os problemas parecem um vale escuro, cheio de perigos, onde você não consegue ver uma possível saída e acaba parando de lutar. Mas acredite mesmo no momento em que o problema parece doer demais, Deus está ao seu lado para lhe proteger do perigo. Veja o que diz a palavra no livro de Salmos 23:4. Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.

Deus estava ao lado do Léo quando ele foi submetido a segunda cirurgia e garantiu que desta vez a cirurgia fosse um sucesso. Ele ajudou Léo a se sair bem. 

Caro leitor entenda que Jesus é a solução para os seus problemas. Em João 14:6 a palavra diz que Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.

Jesus é a solução para os seus problemas, pois ele é o caminho que nos guia para superar- los. Ele é a verdade que nos liberta das ilusões e nos mostra a realidade. Ele é a vida que nos preenche de esperança e força para enfrentarmos qualquer adversidade. Jesus é maior que seus problemas e com nele você encontrará solução para as suas preocupações.

Deus pode mudar qualquer situação. Veja que aos olhos humanos não havia solução para o problema de Léo. Veja que só uma hemodiálise precisaria pagar acima de 8000 meticais, o que significa que para Léo continuar vivo, aliviando os sintomas da insuficiência renal precisaria de ter por semana o equivalente a mais ou menos 100 dólares. 

O que é hemodiálise ?

Hemodiálise é um procedimento que filtra o sangue através de uma máquina substituindo as funções dos rins. 

O número de sessões por semana depende da situação clínica do paciente. Cada sessão pode durar entre duas há quatro horas.  E o paciente pode sentir muito cansaço após cada sessão por isso muitos pacientes acabam perdendo a vida ainda nesse processo. 

Mas a palavra nos fala que:

"Filhinhos, vós sois de Deus, e já os tendes vencido; porque maior é aquele que está em vós do que aquele que está no mundo" (1 João, 4:4).

Conclusão 

Deus é maior que seus inimigos. Em Jesus você venceu. Neste momento os problemas podem parecer que não tem fim, mas Deus promete vitória 🏅. Não desista. Fique firme em Deus e no seu filho Jesus e de certeza darão solução. 

Deus resolve tudo, basta crer. Entenda que quando você entrega as suas preocupações em Deus está reconhecendo a sua soberania sobre todas as circunstâncias. Através da fé colocamos nossos problemas nas mãos de Deus, permitindo que Ele os mova de acordo com a sua vontade. Deus é especialista no impossível, e a sua capacidade  de transformar situações desesperadoras em vitórias é infinita, basta crer. 

Mas atenção, sem fé é impossível conversar com Deus, nem tão pouco se percebe que somente Ele pode acalmar o seu coração ❤️. Afinal, como seria possível pedir ajuda em alguém que não confia?

Para que Deus possa fazer algo novo em sua vida é importante que você entregue os seus caminhos e confie nele em nome de Jesus.

Convidamos você a buscar o conhecimento de Deus através da leitura das escrituras sagradas diariamente. Comece lendo um capítulo 📃 por dia e vai dar por si enquanto já não consegue parar. 




quinta-feira, 9 de janeiro de 2025

O PAPEL DA OBEDIÊNCIA NA SALVAÇÃO DO HOMEM






Palavra chave:Obediência & Salvação 

Introdução 

Este trabalho tem como tema o papel da obediência na salvação do homem. Porquê?

Um dos grandes desafios do mundo contemporâneo é o entendimento de onde viemos e para onde vamos. E a palavra fala- nos da necessidade de conservar a nossa vida espiritual porque estamos nesta terra de passagem, há uma vida que nos espera depois desta. Você concorda ?

A palavra nos fala que se ouvires atentamente a voz do Senhor teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que eu hoje te ordeno, o Senhor teu Deus te exaltará sobre todas as nações da terra; 2. e todas estas bênçãos virão sobre ti e te alcançarão, se ouvires a voz do Senhor teu Deus (Deuteronómio 28:1-2).

Não podemos falar da salvação sem a obediencia. Porque uma depende da outra. Você não pode ser salvo sem obedecer os preceitos definidos por Deus para tal. 

Mas o que seria obediência?

Obediência é abrir mão da nossa vontade pessoal para fazer a vontade de Deus. A obediência é a chave para uma vida de sucesso. 

Já ouviu falar que a salvação é a garantia da vida eterna, certo? Mas a salvação não é apenas uma questão de garantia da vida eterna, mas uma expressão da vida de Cristo na terra. 

A Salvação consiste na mudança de posição, sair das trevas para a maravilhosa luz

Salvação é Jesus entrar no seu interior e tirar o que causa tristeza, dor e sofrimento. 

Salvação é mexer na sua estrutura. Jesus não pode ofender o pecado que está em si antes de tocar a si. 

Salvação amado irmão (a) é  Deixar de ser dominado para se tornar um dominador. Sério? 

Preste bastante atenção:

DEUS criou o homem e o colocou num jardim chamado Éden, instruindo-o a comer de todos os frutos, excepto o que estava no meio do jardim, a árvore do conhecimento do bem e do mal porque no dia que comesse certamente morreria. 

Ao Chegar a serpente 🐍 convenceu a Eva que podia comer livremente da árvore e que nada aconteceria e eles comeram. 

Portanto, o pecado entrou no mundo apartir do momento em que houve desobediência da instrução dada por Deus. Consequentemente os homens morreram espiritualmente e por conta disso ficaram impedidos de ouvir e ter comunhão com Deus como acontecia anteriormente.

O que isso quer dizer?

Depois da desobediência o homem foi expulso do jardim do Éden, ele foi tirado da presença de Deus. Adão e Eva perderam o seu relacionamento com Deus. O que significa que a desobediência cria uma separação entre homem e Deus. 

A prática do pecado deixa o homem sem esperança, cria certos bloqueios, doenças,, cria  um  vazio e morte, aqui não estamos a falar de morte física, mas espiritual. 

Satanás passou a usar o pecado como jugo para controlar o homem. Daí Deus enviou o seu filho Jesus para morrer pelos pecadores.

Como assim?

Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna (João 3:16). Mas Ele fez isso porque o homem merece?  Não.

Foi pela graça porque Ele deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade (1 Timóteo, 2:4).

O grande amor de Deus permitiu que ele enviasse o seu filho amado para que morresse pelos pecadores. 

Quando você tem relacionamento com Jesus ao tocarem a si consequentemente tocaram a Jesus. Mas como assim? Escuta, Jesus não morreu na cruz apenas para nos levar ao céu, porque o céu nunca perdeu-se. Mas ele morreu para nos aproximar de Deus porque houve quebra de relacionamento com o pecado de Adão e Eva. Cristo morre para nos reconciliar com Deus. 

"Por ventura não sou eu, o SENHOR? E não há outro Deus, senão eu! DEUS justo e salvador não há, fora de mim. Olhai por mim, e sereis salvos, vós todos os termos da terra, porque eu sou Deus, e não há outro. Por mim mesmo, tenho jurado; saiu da minha boca a palavra da justiça, e não tornará atrás: que diante de mim se dobrará todo Joelho, e por mim jurará toda língua ( Isaías, 45:21-23).

Qual é o maior problema que encontramos actualmente?

Pessoas que clamam por céu mas não querem seguir os princípios dados pelo dono do céu. O que seria céu sem Deus? Céu sem Jesus? 

Veja o que a palavra diz:
Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo ( Romanos, 10:9).

A bíblia declara que todo aquele que invocar o nome do SENHOR será salvo. Você activa o poder da salvação quando menciona o nome de Jesus. 

Amado irmão, entenda que o Conhecimento, dinheiro, fama, família, filhos não lhe darão a salvação. Somente Jesus é o caminho, a verdade e a vida.  Mas não basta apenas usar o nome de Jesus, importa que você obedeça a sua palavra. 

A obediência a palavra de Deus é o que concede espaço para habitar na sua vida e quanto maior espaço Ele tiver, maior será o seu nível de autoridade ao fazer o uso do nome dele. 

Você nunca pode dizer que ama seu pai ou sua mãe, sendo incapaz de obedece -los. De igual modo, é impossível afirmar que quer a salvação em Jesus sem confiança, e sem se submeter á sua autoridade.

Passos para a Salvação 

1. Arrependimento 

2. Santificação

3. Baptismo  

O homem deve arrepender -se e crer no Envagelho para ser salvo.

Lucas 19:9. Disse-lhe Jesus: Hoje veio a salvação a esta casa 10. Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido.

Qual é a base para salvação 

Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa. 

Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado ( Marcos, 16:16).

Conclusão 

O que lhe diferencia do ímpio não são as vestes nem as bênçãos ou bens materiais que você possui, pois a palavra de Deus declara que o Sol brilha para os justos e também sobre os injustos. O único diferencial na sua vida como filho de Deus é a presença do Espírito Santo e as suas vestes lavadas no sangue de Jesus. 

A bíblia declara que há alegria nos céus quando um pecador se arrepende e é salvo, pois este é o maior bem que alguém pode receber.

Como vimos nos parágrafos acima, não há salvação nem vida eterna sem obediência. A morte entrou no mundo pela desobediência

A vida e a imortalidade foram trazidas a luz pela obediência

E, tendo sido aperfeiçoado, veio a ser autor de eterna salvação para todos os que lhe obedecem ( Hebreus, 5:9).

No entanto é bastante importante rever os seus caminhos se estão alinhados com a vontade de Deus para seja salvo. Não basta apenas aceitar ao Senhor Jesus como Senhor e salvador da sua vida. É importante arrepender -se dos seus maus caminhos, ouvir e obedecer o que diz a palavra.

Jesus está preocupado com a sua cura interior. Você foi chamado para ser filho, por isso a sua preocupação não deve ser apenas a ida ao céu mas o relacionamento com o dono do céu ainda na terra. Não tem como receber Jesus, sem o reconhecimento do que fez por ti. Você precisa estar consciente do sacrifício feito por Jesus para sua salvação. 

Parece que a maior preocupação do homem hoje em dia é morrer e alguém escrever paz a sua alma e consequentemente o céu está garantido, não é verdade.  O que levamos é o que nós vivemos aqui na terra. 

Presta atenção o que o apóstolo Paulo diz em Gálatas 5:19-21, ora, as obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impureza e libertinagem; idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções e inveja; embriaguez, orgias e coisas semelhantes. Eu os advirto, como antes já os adverti: Aqueles que praticam essas coisas não herdarão o Reino de Deus.

Se a sua vida é para a satisfação da carne e não do Espírito a possibilidade de não alcançar a salvação é bem maior.

Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio (Gálatas 5.22-23). 

Se vivemos pelo Espírito, andemos também pelo Espírito. Não sejamos presunçosos, provocando uns aos outros e tendo inveja uns dos outros (Gálatas 5.25-26).

Caro leitor, te convido neste dia a aceitar a Jesus como seu Senhor e suficiente salvador e torne-se filho de Deus. 

A entrega da sua vida a Jesus é o primeiro passo para fazer parte dos filhos de Deus e consequentemente estará preparando sua morada nos céus.

Contacto: 828754470 
Liandra Langa 



A POSTURA DO CORAÇÃO QUE CRÊ

Base Bíblica: Filipenses 4:6; João 11:40–43; Êxodo 19:9 Quando alguém se encontra diante de uma situação difícil e escolhe lamentar ou murmu...