segunda-feira, 1 de setembro de 2025

DE QUEM É A CULPA?


Naquele tempo, muitos ficarão escandalizados, trairão e odiarão uns aos outros. Devido ao aumento da maldade, o amor de muitos esfriará (Mateus 24:10, 12) 

" A  Prostituta do bairro"

Biba é uma jovem de 28 anos de idade, solteira e mãe de 4 filhos.  Vive na província da Zambézia, na cidade de Mocuba num condomínio de MTS(mulheres trabalhadoras de Sexo). 

Para ganhar a vida, Biba vai a rua X a procura de clientes que ajudarão na satisfação das suas necessidades básicas.  Biba é uma prostituta assumida e com orgulho do trabalho que faz. 

Já que tem um restaurante e bar próximo a sua residência, ás 12 horas de cada dia, Biba vai até lá e fica á espera de potenciais clientes dentre eles homens casados ou não que tem almoçado naquele lugar e aproveita fazer promoção dos seus serviços. 

No final de semana Biba chega a atender mais de 20 homens. Outros dias de menor fluxo varia de 2 até 5 clientes. 

Era daqueles dias de menor fluxo de pessoal. E  de repente surge um homem misterioso que viu uma oportunidade de mudar a vida da Biba. Aquele homem já estava familiarizado com a Biba porque sempre a via naquele lugar indo de mesa em mesa perguntando se alguém precisaria de uma sobremesa humana. Ele sabia que algures existia um prostíbulo e por conta disso, várias MTS frequentavam naquele bar. 

Aquele homem estava disposto a aceitar o convite da Biba assim que chegasse a sua mesa. 

Como de costume Biba, com as suas saias bem curtas e transparentes continuava procurando seus clientes sem sucessos e de repente ela ouve Biba hoje eu quero. Para Biba aquela era uma pessoa improvável porque a sua forma de ser e estar mostrava que era um homem diferente dos seus clientes, ela respira fundo sem saber o que dizer mas aceita porque vê uma oportunidade de ganhar algum dinheiro.

Biba olha para ele e pergunta se têm um local privado da sua preferência, ele diz não. Contudo Biba decide levar ele a sua residência. Chegado lá, Biba já se preparava para entrar em acção porque não tem tempo a perder, o homem pergunta quanto custa uma hora e ela diz 150 MT. O homem fingiu não ter escutado bem e volta a fazer a questão, e desta vez ela diz pode me dar 100 MT porque já são 14 horas e ainda não atendi ninguém, preciso desse valor para fazer almoço. 

O homem disse, olha Biba eu não quero fazer relações sexuais mas quero ajudar você a sair dessa vida. Você é uma mulher linda 🌺 e vejo que verdadeiramente podes ser bastante útil noutro lugar, Deus te ama e tem o melhor para si. Biba olhou para ele e começou a chorar 😭 dizendo: não sei quem é você e porquê me pede isso, mas se você quer saber eu faço este trabalho porque eu gosto e não quero deixar porque já não me vejo fazendo coisas para impressionar uma sociedade doente. Tentei ser uma pessoa que a sociedade ou os padrões estabeleceram mas já chega, cansei de viver com pessoas que julgam sem conhecer. Cansei de fazer de contas que sou igual ás outras mulheres enquanto não, eu sou Prostituta, sim isso mesmo uma prostituta assumida, não me envergonho do que faço porque nasci para isto. Eu tentei ser mãe de família, mas sabe o que aconteceu? Sempre fui traída e violentada sem motivos. Nunca fui feliz com nenhum Homem, cada filho tem seu próprio pai porque eu tentava achar alguém que me pudesse completar e sabe o que aconteceu? Eles me usavam e jogavam fora, essa foi uma mensagem clara que recebi que afinal preciso assumir o meu eu.

Biba conta uma história de rejeição desde o ventre. A mãe engravidou e o pai dela não aceitou assumir a gravidez, e por conta disso, a mãe  tentou abortar sem sucessos e ao dar parto sentia nojo da criança pois lembrava a dor da rejeição que sofreu no pai. Como consequência, a Biba não recebeu amor ❤️ nem carinho da sua mãe porque via nela o erro da sua vida. A mãe da Biba teve que parar de estudar por conta da gravidez e viu seus sonhos interrompidos. Afinal de quem era a culpa? Da Biba? Da mãe? Do Pai? Ou da sociedade?

Não é sobre Biba que queremos falar mas de Julgamento

O que é Julgamento?

Julgamento é acto ou efeito de emitir um juízo. Em Direito Julgamento é decisão final sobre um processo, sentença. É uma audiência em que se produzem, se analisam e se criticam todas provas ( Infopédia, dicionário porto editora, 01 de Setembro, 09:30).

Para o dicionário de filosofia e Ciências Naturais, Julgamento é  julgar, é decidir, avaliar, formar um juízo acerca de alguma coisa.

Ao lermos a bíblia encontramos versículos que falam sobre a importância de não fazer julgamentos pois seremos julgados na mesma medida que usamos para julgar os outros e que cada um prestará contas a Deus por suas acções. 

Em Mateus 7:1 lemos,  Não julgueis, para que não sejais julgados. 2. Porque com o juízo com que julgais, sereis julgados; e com a medida com que medis vos medirão a vós. 

Em João 7:24 a palavra diz  não julgueis pela aparência mas julgai segundo o reto juízo

Hoje em dia vimos e ouvimos pessoas fazendo juízo de valor baseado em aparências. Mas entenda uma coisa,  não podemos julgar pela aparência mas precisamos ir mais fundo para perceber o que está na origem de cada comportamento das pessoas. Tem pessoas que foram rejeitadas pelos seus país, não sabem o que é amor porque nunca foram amadas de facto e você chega para julgar devido o seu proceder mas você não entrou a fundo para poder ajudar a pessoa a ter uma atitude melhor.

Em João 8 fala-se de uma mulher que foi encontrada em flagrante adultério. A bíblia fala que os Escribas e Fariseus levaram a mulher até Jesus. Leia 

João 8:3. Então os escribas e fariseus trouxeram-lhe uma mulher apanhada em adultério; e pondo-a no meio, 4. disseram-lhe: Mestre, esta mulher foi apanhada em flagrante adultério. 5. Ora, Moisés nos ordena na lei que as tais sejam apedrejadas. Tu, pois, que dizes? 6. Isto diziam eles, tentando-o, para terem de que o acusar. Jesus, porém, inclinando-se, começou a escrever no chão com o dedo. 7. Mas, como insistissem em perguntar-lhe, ergueu-se e disse-lhes: Aquele dentre vós que está sem pecado seja o primeiro que lhe atire uma pedra. 9. Quando ouviram isto foram saindo um a um, a começar pelos mais velhos, até os últimos; ficou só Jesus, e a mulher ali em pé. 10. Então, erguendo-se Jesus e não vendo a ninguém senão a mulher, perguntou-lhe: Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou? 11. Respondeu ela: Ninguém, Senhor. E disse-lhe Jesus: Nem eu te condeno; vai-te, e não peques mais.

Jesus diz algo interessante : aquele que dentre vós não tem pecado, seja o primeiro a lançar a pedra contra ela. 

Quem sou eu para julgar as atitudes, a vida ou o trabalho de alguém. Jesus ensina- nos sobre a importância de evitar julgamentos equivocados a outras pessoas

O que fazer para evitar Julgamentos desnecessários:

Partindo do pressuposto de que não podemos julgar as pessoas para condena -las mas para distinguir o certo do errado e promover o bem, devemos olhar para nós mesmos antes de julgar outras pessoas porque podemos condenar a nós próprios. Tem vezes que apontamos os erros dos outros enquanto nós somos piores do que eles. Deus conhece as nossas falhas e a Ele somente pertence ao julgamento porque ele vê o oculto. Tem pessoas que as vemos praticando certos erros movidos por falta de amor porque não aprenderam o real sentido do amor 😍. 

Tem momentos que a nossa opinião não é tão importante.  Pois como haveria eu de julgar os de fora da igreja? Não devem vocês julgar os que estão dentro? Deus julgará os de fora (1 Coríntios 5:12-13).

 O que fazer ?

Faça tudo em amor : quem ama não quer condenar o seu irmão mas ajuda -lo.

Análise tudo a luz da bíblia . Tenha certeza se tua opinião é baseada na palavra de Deus 

Cuidado com as aparências :  

Não julguem apenas pela aparência, mas façam julgamentos justos” (João 7:24)

Olhe para você mesmo:  antes de falar veja se você é bom exemplo dos princípios que defende? Se não for admita e melhor é ficar em silêncio 🔇.

Seja sincera, mas compreensível : tente compreender o outro lado da questão 

Seja tolerante : tolerar é suportar em amor quem age de maneira que você acha que é errada. Não é concordar, nem ficar calado sobre o assunto;

Evite polémica : a controvérsia muitas vezes leva á troca de palavras duras e divisões entre as pessoas,  se a conversa for nessa direcção abandone-a.

Mas, se alguém quiser fazer polêmica a esse respeito, nós não temos esse costume nem as igrejas de Deus. ( 1 Coríntios 11:16 ).

Hoje em dia procede-se constantemente com julgamentos de comparação onde aplicam-se conceitos de maior ou menor, decidi-se por este ou aquele. Quem somos nós para julgar? Se somos pessoas falhas mas enquanto não descobrem os nossos pecados, nos sentimos sãos a ponto de questionar, humilhar ou tratar as pessoas segundo o juízo que fizemos delas.

A Biba é uma mulher que  frequentemente é julgada pela sociedade por causa do tipo de vida que ela escolheu. Mas Biba é uma pessoa amargurada. Ela encontra no trabalho dela refúgio para se esconder da própria realidade que grita constantemente em seus ouvidos: Biba você não presta, não vale nada. Biba se você fosse mulher de verdade teria engravidado de 4 pessoas diferentes? Biba será que você não vê que não é bom exemplo para os seus filhos?  Nós não queremos que os nossos filhos brinquem com filhos de uma prostituta e por aí vai. Mas de quem é a culpa? 

Qual é o nosso papel perante Biba e os seus filhos se queremos uma sociedade de valores morais adequados?

Escreva nos comentários e seja abençoado ❤️!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DE QUEM É A CULPA?

Naquele tempo, muitos ficarão escandalizados, trairão e odiarão uns aos outros. Devido ao aumento da maldade, o amor de muitos esfriará (Mat...